×

Saúde e Ciência

Pesquisadores estudam psicodélicos para tratar o Alzheimer



22/09/2022


Os experimentos são feitos na Argentina e têm como objetivo encontrar alternativas de tratamento para a condição.

A Biomind Labs, empresa canadense de biotecnologia, inaugurou uma rede de pesquisas para descobrir se uma substância psicodélica é capaz de atuar no tratamento de Alzheimer. 

Apesar da organização ser de Toronto, a sede escolhida para os estudos está localizada na Argentina. A ideia é aproveitar o local para realizar a fase II do ensaio clínico. 

Para as análises, os pesquisadores encontraram no BMND08, uma formulação oral que envolve o composto 5-MeO-DMT, a principal forma de descobrir os potenciais benefícios dos psicodélicos para tratar a depressão e a ansiedade em pacientes com a doença. 

“Podemos abordar tais indicações usando uma nova abordagem, que usa uma molécula psicodélica de ação rápida, capaz de proporcionar alívio a certos estados de humor quando o Alzheimer aparece pela primeira vez nos pacientes”, disse Alejandro Antalich, CEO da empresa, em um comunicado oficial direcionado à imprensa. 

Entenda: Alzheimer: O que é Causas, Sintomas e Tratamentos

Diversos estudos 

 

Os psicodélicos têm propriedades capazes de atuar no tratamento de muitas doenças e distúrbios, de acordo com estudos ainda módicos, mas muito promissores. Por preconceito e falta de informação, essas capacidades eram pouco exploradas pela ciência, cenário que cada vez mais é revertido. 

Os cogumelos psicodélicos, também denominados de “mágicos”, foram analisados para várias situações nos últimos meses.

A partir de dados obtidos pelas pesquisas, a psilocibina, principal composto ativo do fungo, se demonstrou eficaz para melhorar o humor e a saúde mental e minimizar quadros de depressão

Já o LSD foi alvo de um estudo para descobrir o seu potencial de tratar a ansiedade

Apesar de não serem tão convencionais nas pesquisas científicas, os psicodélicos são utilizados há centenas de anos por culturas e tradições religiosas para promover impactos medicinais e proporcionar uma “nova visão de mundo” aos seus usuários. 

Saiba mais: Dia dos ‘Cogumelos Mágicos’: entenda a importância desses psicodélicos 

Procure um médico

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que poderá indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.

Se precisar de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado para esclarecer suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui

Tags

Gustavo Lentini

Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.