• 24 de junho de 2022

Curso capacita médicos a prescrever cannabis do zero

 Curso capacita médicos a prescrever cannabis do zero

Há uma escassez de médicos que receitam cannabis, contudo, o número de pacientes não para de crescer. As inscrições para a nova turma acabam esta semana.

A Dr. Cannabis anunciou a segunda edição do curso de Cannabis Medicinal do Zero, para profissionais que desejam prescrever. A iniciativa é 100% online e conta com a mentoria da Dra. Ana Gabriela Hounie, referência em prescrição de canabinoides no Brasil.

Com duração de dois meses, o curso carrega uma carga horária de de 15 horas distribuídas em aulas gravadas. Sem contar com três encontros online ao vivo para discutir sobre estudos de caso.

A iniciativa não mantém vínculos com nenhuma instituição farmacêutica e também é agnóstica, mantendo a isenção e alinhamento às práticas éticas. 

Curso funcional

O curso conta com profissionais renomados da medicina canábica, como  Dr. Fabrício Assini, Dr. Mario Grieco, Dra. Patrícia Savoi, Dra. Débora Sanchez, Dr. Ronaldo Correia e Viviane Sedola, todos com ampla experiência em cannabis medicinal. 

Entre os temas abordados, destacam-se a história da cannabis, Sistema Endocanabinoide, farmacologia dos canabinoides, indicações clínicas, dosagens e prescrição

Na inscrição também está incluso um material de apoio para ajudar na rotina do médico prescritor, como tabela de dosagem de canabinoides, de interação medicamentosa, sugestão de anamnese e um grupo de orientação mentorado pela Dra Ana Hounie. 

Escassez de profissionais que prescrevem cannabis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza o uso da cannabis medicinal desde 2015, contudo, o número de médicos que prescrevem ainda é baixo, cerca de 1%  em todo o país.

De acordo com o relatório da Kaya Mind, o Brasil tem, pelo menos, 6 milhões de pacientes que podem se beneficiar diretamente do uso terapêutico da cannabis. Para que possam se tratar legalmente dependem de orientação e prescrição médica.

Cerca de 77% da população brasileira ainda estaria disposta a seguir um tratamento com cannabis medicinal. 

“Quando o tema é cannabis medicinal há um desafio muito maior do que o científico, que é o acesso à informação. Por isso, convidamos profissionais renomados para compartilhar sua experiência com o público médico em um curso rápido e prático”, comenta Viviane Sedola, CEO e fundadora da Dr. Cannabis, empresa responsável pelo curso.

Contudo, as inscrições estarão disponíveis apenas nesta semana (13). O curso começa já na próxima segunda-feira (16/05).

Saiba como se inscrever aqui.

 

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias