• 24 de setembro de 2021

Cannabis no tratamento de artrite reumatóide

 Cannabis no tratamento de artrite reumatóide

Milhões de americanos passam por esse transtorno, é a causa mais comum de incapacidade na América.

Existe mais de 100 tipos diferentes de artrite, a característica mais comum é a dor nas articulações e inflamação. No entanto, a artrite reumatóide (AR) se diferencia dos outros tipos.

É uma doença auto-imune, que afeta as articulações, e causa inflamação em todos os tecidos conjuntivos (que gera conexão entre as articulações) do corpo.

Conforme o número de pessoas que sofrem com essas condições aumentam, mais ainda pacientes procuram por alívio. Não existe uma cura, mas quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, maior é o período de remissão (quando não há sinais da doença).

A cannabis medicinal mostrou ser um tratamento efetivo para a artrite reumatóide. Além de aliviar as dores, as propriedades medicinais que a erva oferece, também podem ser exatamente o tipo de tratamento que um médico geralmente indicaria.

Como a artrite é a doença mais comum nos EUA, os custos associados a ela são altos. Um estudo indica que pacientes com artrite gastam em mais de US $ 50 bilhões em contas médicas e perda de trabalho todos os anos.

 

O que é artrite reumatóide?

Essa condição não segue as mesmas regras que outros tipos de artrite. Não é somente um transtorno articular, mas também uma doença auto-imune. Por razões que ninguém sabe, o sistema imunológico fica debilitado e começa a atacar os tecidos saudáveis do corpo.

As artrites são geralmente associadas aos idosos, mas pode afetar outros grupo, como a idade média de 30 a 60 anos. Existem até casos de crianças sofrendo com essa doença.

A medida que o sistema imunológico ataca as articulações do corpo, elas ficam inchadas e inflamadas, causando dor crônica. As articulações mais importantes do corpo afetadas com mais frequência:

  • Mãos
  • Pulsos
  • Cotovelos
  • Pés
  • Tornozelos
  • Joelhos

No entanto, pode afetar mais do que as articulações. Conforme a doença avança, poder enfraquecer outras partes o corpo, órgãos e sistemas, tais como:

  • Osso e cartilagem ao redor da articulação
  • Ligamentos
  • Tendões
  • Olhos
  • Vasos sanguíneos
  • Pulmões
  • Coração
  • Rins
  • Sistema nervoso.

A progressão da AR normalmente é lenta. Porém uma vez que acontece, é irreversível. Por isso que, quanto mais cedo diagnosticado e tratado é melhor.

Nenhum teste pode confirmar um diagnóstico de artrite reumatóide.Geralmente, um médico ou um reumatologista, precisará verificar isso usando uma combinação dos seguintes resultados:

  • Entrevista e exame físico
  • Testes de laboratório e exames de sangue
  • Imagem, como raios-X ou ressonância magnética

Como a cannabis medicinal afeta o tratamento?

É importante que a AR seja continuamente tratada, por isso, muitos procuram por alternativas mais seguras e acessíveis. O uso de cannabis medicinal para a artrite reumatoide é um tratamento totalmente natural que demonstrou melhorar alguns dos sintomas associados ao transtorno. Um dos benefícios é que não causa tantos efeitos colaterais, como os medicamentos mais tradicionais.

Aqueles que usam cannabis para artrite reumatóide tiveram excelentes resultados, como:

  • Melhora no movimento
  • Redução da dor
  • Diminuição no uso de outros medicamentos

Pesquisas relacionadas evidenciam de que a cannabis medicinal é uma terapia eficaz para a artrite e, mais especificamente, a AR. A cannabis provou ter propriedade que podem fornecer alívio. Pode ser usada de forma isolada ou em combinação com outros analgésicos.

Um dos principais sintomas da artrite é a inflamação. Existem pesquisas e evidências de que a cannabis age como um anti-inflamatório, por isso, proporciona aos pacientes com AR alivio das articulações inflamadas.

O sistema endocanabinóide (SEC) controla a homeostase (estabilidade do organismo) geral de cada pessoa, agindo como uma ponte entre nosso corpo e nossa mente. Certas condições como artrite, causam impactos em nosso SEC e pode desestabilizá-lo.

Os compostos encontrados na cannabis tem como alvo os receptores canabinóides presentes nas articulações, trazendo alívio nos sintomas mais dolorosos.

Sintomas tratados pela cannabis medicinal

Conforme os pacientes encontram alívio para os sintomas com o uso de cannabis medicinal, ela tem se tornando mais aceita como modo de tratamento. 

Veja os benefícios:

Dor nas articulações

Os compostos tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) encontrados na cannabis têm propriedades medicinais comprovadas. Entre estes está o alívio da dor. Certas cepas da cannabis podem trazer muitos benefícios e alívios, é uma das causa que tem chamado cada vez mais atenção.

Inflamação

Como mencionado acima, vários canabinoides da planta cannabis trabalham para reduzir a inflamação. Entre eles estão os mais conhecidos como o THC e o CBD, também como o CBC, CBDa, CBG, CBN e THCa.

Fadiga

Por causa da dor crônica e desconforto, em geral causado pela doença, a fadiga é um sintoma comum em muitos pacientes. A extração da cannabis indica é conhecida por ter propriedades que ajudam no sono. Um paciente bem descansado tem mais chances de remissão.

Sintomas psicológicos

Se os pacientes estão no meio de uma crise de AR, eles também podem sofrer de sentimentos de ansiedade e depressão. A dor crônica em meio ao distúrbio pode fazer com que os pacientes se desesperem. A cannabis medicinal pode aliviar a ansiedade e a depressão e proporcionar aos pacientes uma perspectiva melhor de vida.

Não há cura para a artrite reumatóide, mas se for descoberta no início do seu surgimento e receber o tratamento necessário, pode evitar que ocorra danos permanentes nos ossos ou cartilagem. Existem as maneiras tradicionais para o tratamento que inclui:

  • Anti-inflamatórios não esteróides  (AINEs)
  • Drogas anti-reumáticas modificadoras de doenças (DMARDs) 
  • Medicamentos esteróides.

A desvantagem do uso desses medicamentos é que eles duram apenas um curto período de tempo e causam efeitos colaterais indesejados.

Se você luta diariamente contra artrite reumatóide e já tentou obter alívio de diversas formas, vale a pena saber mais sobre os possíveis benefícios e efeitos da cannabis e como ela pode funcionar no corpo.

Lembrando que a cannabis é proibida no Brasil, salvo para uso medicinal mediante a autorização judicial e a importação só pode ser feita com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Referências: 

Avatar

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias