Minas Gerais começará discussão sobre cannabis no SUS

Minas Gerais começará discussão sobre cannabis no SUS

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Assembleia Legislativa do estado promoverá debate público sobre o tema nesta sexta-feira, 26

Minas Gerais começará discussão sobre cannabis no SUS
Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais começará a discutir a inclusão da cannabis medicinal no SUS (Sistema Único de Saúde). Nesta sexta-feira (26), a Casa programou um debate público sobre o assunto.

A discussão terá a participação de profissionais de saúde, advogados e especialistas no assunto e será apoiada pela Comissão de Ciências e Tecnologia. 

Um dos objetivos da audiência é a aprovação do Projeto de Lei 3.274/2021, proposto pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), que também é presidente da Comissão. Assim como em outras Assembleias Legislativas brasileiras, a proposta estimula uma política de distribuição gratuita de medicamentos de cannabis.

Minas Gerais está entre os estados que ainda não levaram essa temática para votação no Plenário.

Cannabis no SUS

Leis que propõem a distribuição de cannabis já foram aprovadas em 12 estados e no Distrito Federal. Além disso, algumas cidades brasileiras já contam com legislações municipais, como Santos e João Pessoa.

A nível estadual, o primeiro governo a regulamentar a lei foi São Paulo. Essa distribuição está prevista para começar em maio.

Leia mais: Cannabis medicinal em SP estará disponível em até 45 dias

Cabe destacar que embora o tratamento com cannabis seja permitido em todo o país, ainda não existe uma regulamentação que permita o plantio, por exemplo.

No Congresso Nacional tramita o PL 399/2015, que pretende estabelecer o cultivo e a indústria da cannabis no país. Existe também o PL 89/2023, que pretende regulamentar a cannabis no SUS para todos os brasileiros. 

Legislação brasileira

No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes. 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de compra do produto.

Você pode tirar suas dúvidas gratuitamente sobre tratamentos com cannabis através da nossa parceira Cannect.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas