• 27 de outubro de 2021

CBN: O que é, Benefícios e Efeitos

 CBN: O que é, Benefícios e Efeitos

Se você já leu ou ouviu um pouco sobre a cannabis, provavelmente já está familiarizado com os canabinoides mais populares, THC e CBD. Mas esses não são os únicos produzidos pela planta. Existem também canabinoides menores, como o CBN (canabinol) e outros que servem para dores crônicas.

O CBN pode auxiliar em tratamentos de algumas doenças, desde infecções causadas por bactérias até inflamações graves.

Esses compostos medicinais, encontrados somente em plantas cannabis, podem ser muito diferentes entre si, quando se trata de efeitos e benefícios medicinais. Então, se você quer conhecer melhor sobre como cada um pode afetar o corpo humano, o ideal é aprender sobre os diferentes canabinoides.

 

Quais os benefícios e efeitos do CBN?

O CBN é um composto que não causa intoxicação, mais conhecido como o canabinoide que surge após o envelhecimento do THC na planta, quanto mais antiga, maior é a quantidade de CBN. Embora isso possa ser um problema para alguns, outros procuram a cannabis mais envelhecida para aproveitar os efeitos do CBN.


Aqui estão alguns dos benefícios desse composto, que ainda estão sendo estudados. É importante destacar que as pesquisas atuais sobre esse canabinoide e seus efeitos no corpo humano, são poucas.

 

  • Anti-bacteriano: estudos sobre o canabinol descobriram que pode ser um agente anti-bacteriano. Em ambientes de laboratório o CBN foi testado sobre as cepas de MRSA (bactéria que se tornou resistente a vários antibióticos). Os Pesquisadores descobriram que esse canabinoide é um forte agente anti-bacteriano contra essas cepas resistentes. Talvez no futuro, veremos o CBN sendo usado para combater infecções bacterianas que nossos antibióticos comuns não conseguem.
  • Neuroprotetor: O CBN também pode ser um poderoso neuroprotetor. Em um estudo com roedores, os pesquisadores usaram o canabinoide como um tratamento para o autismo e descobriram que era capaz de retardar o surgimento da doença. Embora os estudos em humanos ainda precisam ser feitos, isso sugere que o canabinol pode ser uma ferramenta poderosa na luta contra o autismo e outras condições neurodegenerativas.
  • Estimulador do apetite: em estudos feitos em camundongos,  esse composto gerou mais fome nos roedores, sugerindo que poderia ser um estimulante eficaz. Como alguns evitam o THC, por ter efeitos intoxicantes, o CBN poderia oferecer uma alternativa para aqueles que procuram aumentar o apetite.
  • Glaucoma: Esse canabinoide também pode ajudar aqueles que sofrem com glaucoma. Um estudo realizado em roedores mostrou que esse composto reduz a pressão intra-ocular, o maior fator de risco para o glaucoma. Ainda assim, as pesquisas estão em estágio inicial e o canabinol ainda não demonstrou ser superior a outros medicamentos para glaucoma. São necessárias mais pesquisas para sabermos se os canabinoides podem ser eficientes a ponto de substituir outros tratamentos convencionais.
  • Anti Inflamatório: O CBN também pode ser um agente anti-inflamatório capaz de ajudar aqueles que sofrem de artrite reumatoide (é uma doença autoimune, com causa ainda desconhecida,). Em um estudo feito com roedores, o canabinol mostrou que pode reduzir artrites.

Equívocos sobre o CBN

Se você já leu sobre esse canabinoide antes, talvez tenha ficado surpreso ao não ver ”insônia” na lista sobre os benefícios medicinais acima. O canabinoide é frequentemente elogiado como um super sedativo, mas a sua reputação pode enganar.

Apesar de não existirem muitas pesquisas sobre os seus efeitos sedativos (ou a falta dele), um estudo feito em humanos analisou estes efeitos nos anos 70. Embora essa descoberta tenha sido pequena, nenhum dos entrevistados relatou que o uso de CBN os fazia sentir sono.

Então por que muitos dizem que é sedativo?

Bem, existem duas possíveis razões, e ambas levam de volta a uma fonte: pessoas notaram que a cannabis mais velha (com alto nível de CBN) causou sono nelas e supunham que fosse o CBN.

Primeiro, pode ser que a cominação de CBN e THC seja o que realmente causa efeitos sedativos. Isso graças ao efeito entourage, que potencializa os efeitos combinados da cannabis.

No mesmo estudo que foi descoberto que esse composto não causa efeitos de sonolência, os pesquisadores testaram o canabinoide isoladamente, o CBN com o THC e o THC isolado. Enquanto o THC causava sono sozinho, a combinação dos dois produzia níveis ainda mais altos de sonolência. Portanto, talvez aqueles que usam cannabis com alto teor de CBN que também contém THC, tenham notado os efeitos sinergéticos e assumido que o efeito seja atribuído apenas ao CBN.

Mas mesmo sem a conexão com THC, pode existir outros fatores que causam sedação na cannabis com CBN mais alto.

”O CBN puro não é particularmente sedativo.” explica o principal pesquisador e neurologista de cannabis, Dr. Ethan Russo em uma entrevista “mas normalmente é encontrado na cannabis envelhecida, em que os monoterpenos (encontrados em óleos essenciais) evaporam deixando os sesquiterpenos (terpenos da planta) oxigenados mais sedativos.”

Em outras palavras, a cannabis mais antiga, rica em CBN, também é rica em terpenos sedativos. (outros ativos químicos da planta). Esses terpenos, em vez de canabinol, poderiam explicar os efeitos sedativos. Embora esse composto possa não ser sedativo por si só, é possível tirar vantagens de seus efeitos sinergéticos com o THC para induzir ao sono que procura.

Outro equívoco sobre esse canabinoide é que produtos com altos níveis do canabinoide serão sempre inebriantes. Apesar de o CBN por si só não ser intoxicante ele pode realmente aumentar os efeitos eufóricos do THC. Se você está procurando por vantagens dos benefícios de CBN, o ideal é procurar usar produtos que não contém muito THC.

 

Como encontrar o CBN

Embora não seja abundante em plantas de cannabis frescas, ele geralmente pode ser encontrado em cannabis antigas que foram expostas a muito oxigênio.

O canabinol é conhecido por estar presente nas plantas mais velhas, no entanto, é mais encontrado em cannabis antiga que foram expostas a muito oxigênio.

Ainda assim, deixar a cannabis ao ar livre pode não ser a maneira mais eficiente de obter esse composto. As marcas estão começando a oferecer produtos com canabinol isolado, geralmente em forma de tinturas ou comestíveis. Esses produtos puros em CBN é um ótimo caminho para testar se esse canabinoide é útil para o seu uso ou não.

Cada vez mais o composto é explorado pelos seus valores medicinais, o CBN tem o potencial de se tornar mais comum e aparecer em óleos, tinturas e cápsulas. E de fato, algumas pequenas empresas já estão avançando nos estudos de CBN.

Inicialmente, muitas cannabis contém menos de 1% de CBN, mas elas estão em outras cepas por aí com mais CBN do que outras.

Qualquer pessoa que queira desenvolver CBN através da cannabis antiga, deve procurar cultivadores conhecidos por possuir maior teor de canabinol, como Strawberry Haze, Jorge’s Diamonds, A-Dub, Amsterdam Flame, entre outros.

Alguns entusiastas de CBN tem notado que os efeitos sedativos dos canabinoides são mais forte quando consumidos com alimentos. Mas essa possibilidade ainda esta sendo estudada mais a fundo. 

Referências:

Avatar

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias