Já viu aquela pessoa descontraída que começa a rir como uma boba quando fuma um? Ou então, você já foi aquela pessoa que deu várias gargalhadas quando a maconha bateu?
Alguns tipos de maconha tendem a deixar as pessoas mais relaxadas e criativas. Principalmente nas primeiras experiências com a planta. Mas talvez você nunca tenha pensado sobre o que provoca todas essas as reações.
Já falamos aqui sobre o que acontece no nosso cérebro quando há o efeito da larica, ou o que provoca os olhos vermelhos e até a ciência por trás da “bad trip”. Mas e a risada? Você sabe porque há a sensação da lombra?
Antes de falarmos sobre o humor canábico, você já se perguntou o porquê as pessoas dão risadas? De acordo com Robert Provine em seu livro “Riso: Uma Investigação Científica”, há um propósito comunicativo ao riso, uma resposta ao humor.
Apesar de parecer uma coisa simples, ele envolve várias partes do cérebro, como memória, linguagem, lógica, interpretação auditiva e até as funções motoras. Até hoje, os cientistas não conseguiram entender quais são as razões concretas que produzem o riso.
O fato é que não há exatamente uma explicação específica, mas uma coisa é certa: ela é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e reduzir as tensões, pois libera a dopamina e serotonina, hormônios importantes para o bem estar. Um dos motivos para dar uma boa risada.
Primeiro, que a cannabis influencia o humor. Se você acompanha os nossos textos, já deve saber sobre o Sistema Endocanabinoide. Caso ainda não, trata-se de um sistema presente no organismo que ajuda a restaurar a homeostase, ou seja, a regulação de várias funções do corpo.
Através de substâncias chamadas endocanabinoides, ele pode influenciar o sistema nervoso, o sono, a fome e, claro, o humor.
A cannabis também possui compostos parecidos, chamados de fitocanabinoides. No nosso corpo, eles funcionam de maneira parecida e ajudam na regulação do organismo.
O THC (tetrahidrocanabinol), por exemplo, composto que gera o famoso “barato”, aumenta a liberação de dopamina no cérebro, que aumenta a sensação de prazer resultando no bom humor e risadas.
De acordo um estudo feito em 2018, exames de ressonância magnética demonstraram que o humor é processado nos lobos frontal e temporal do córtex cerebral. Lugar por onde a cannabis também atua.
Outros estudos mostram que a cannabis estimula o fluxo sanguíneo para estas áreas do cérebro. Por isso, a planta pode ser um grande estimulante de humor, auxiliando na liberação de dopamina.
Outro motivo é o de que a maconha também tende a deixar as pessoas mais relaxadas. Não é à toa que ela é usada como tratamento para condições como estresse, ansiedade e insônia.
Embora não esteja diretamente ligado ao riso, quando uma pessoa está mais “à vontade” e entre amigos, ela tende a expressar mais o humor. Inclusive, a descontração pode ser um santo remédio para sintonizar com a sensação de prazer e promover qualidade de vida.
Por outro lado, não é todo mundo que dá risada depois de fumar maconha. Isso porque a erva funciona de maneira individual para cada um. Enquanto algumas são mais sensíveis ao THC, por exemplo, outras precisam de doses maiores para ficarem chapadas.
Outra questão que também influencia é a cepa escolhida, também conhecida como strain. Algumas variedades têm mais substâncias que podem levar ao relaxamento/riso, enquanto outras, não.
Razão pela qual os remédios feitos com a planta, precisam de um acompanhamento de perto e levam tempo até achar uma dose ideal.
Como dito acima, a risada também pode ser uma forma de socialização em um momento descontraído.
É o Sistema Endocanabinoide, por exemplo, que regula neurotransmissores como serotonina e dopamina, substâncias que fazem você se sentir melhor.
Sem contar que o cérebro humano também possui os chamados “neurônios espelhos”. Isso é o que nos faz bocejar quando vemos alguém bocejando, por exemplo. No caso do riso é a mesma coisa.
No momento da descontração, olhar para uma pessoa que está rindo pode provocar o riso na gente também.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita.
Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
6 formas de uso da cannabis além do óleo
Cannabis melhora 70% dos sintomas de autismo, segundo estudo
Cannabis diminuiu dores neuropáticas, segundo estudo
Cannabis ajuda na dor e na mente, segundo estudo
Lennox-Gastaut: O que é e como a cannabis pode ajudar
Suplicy: A cannabis medicinal pode ajudar a tratar o câncer?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso