Nesta quinta-feira (4) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a aprovação de mais dois produtos à base de cannabis no Brasil. Ao todo, sete produtos já foram aprovados, mas apenas um já está nas farmácias.
O Zion Medpharma e o Promediol são óleos produzidos na Suíça e comumente importados ao Brasil através de importações individuais solicitadas por pacientes. Agora, através da Resolução 327/20, produtos derivados da cannabis podem ser vendidos nas drogarias.
Os dois novos produtos autorizados, por exemplo, estarão disponíveis sob a forma de solução gotas, contendo 50 mg/mL de canabidiol (CBD) e não mais que 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC) e deverão ser comercializados em farmácias e drogarias a partir da prescrição médica por meio de receita do tipo B (de cor azul).
Diferente dos outros cinco óleos, os novos produtos são feitos com o extrato de vários componentes da planta e não apenas com o Canabidiol.
Os chamados full-spectrum, também conhecidos como extratos da planta inteira, mantêm o perfil completo da planta de cannabis. Eles contêm uma variedade de canabinoides, terpenos e outros compostos como os flavonóides, proteínas, fenóis e esteróis.
Essa composição garante o Efeito Entourage, que nada mais é que a combinação dos compostos químicos presentes na planta de uma forma que gere efeitos diferentes e maiores do que se é esperado.
Na última sexta-feira (29) a Anvisa também divulgou outra aprovação como esta. Junto à publicação de hoje, são outros cinco óleos disponíveis para a venda nas farmácias com prescrição médica.
Contudo, apenas um produto está nas drogarias. O Canabidiol da Prati-Donaduzzi, foi aprovado um mês após a resolução entrar em vigor e também não demorou muito para ser comercializado com um custo de dois salários mínimos.
Segundo o Portal Cannabis e Saúde, a agência já recebeu 25 solicitações. Além dos sete aprovados, um foi negado, 15 ainda aguardam um parecer e em quatro houve desistência por parte das empresas.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
STF analisa recursos contra a descriminalização da maconha
Influencer fala sobre o uso de cannabis ‘antes, tudo era polêmico’
A indústria de cannabis na Califórnia ameaçada por incêndios
Ações de cannabis caem com tarifas de Trump ao Canadá
Abicann quer fortalecer a cannabis na América do Sul
Goiás disponibiliza R$730 mil para estudos com cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso