• 19 de maio de 2022

Flavonoides: O que são e o que fazem

 Flavonoides: O que são e o que fazem

Quando consideramos os 200 ou mais compostos bioativos que foram descobertos na cannabis, geralmente os fitocanabinoides e os terpenos se destacam. Mas esses não são os únicos compostos importantes produzidos pela cannabis.

Existe também os flavonoides. Eles representam cerca de 10% desses compostos conhecidos, com cerca de 20 variedades conhecidas na cannabis.

Os flavonoides não são encontrados somente na planta. Os cientistas encontraram milhares deles em toda a natureza, como nas flores, frutas e vegetais

No entanto, existem alguns que são conhecidos por serem encontrados apenas na cannabis. Estes são conhecidos como cannaflavins (compostos químicos encontrados na Cannabis)

Semelhantes aos terpenos, os flavonoides compartilham da visão de como percebemos a cannabis através de nossos sentidos. Mas existe muito mais sobre canabinoides além do que se pode perceber através do cheiro e do sabor.

Os Flavonoides existem em toda a natureza

Os Flavonoides surgem em grupos de compostos polifenólicos (substâncias ligadas a anéis aromáticos) que agem como metabólicos secundários de várias plantas e fungos.

Existem cerca de 6.000 variedades de flavonoides já descobertos, com funções diversificadas.

A palavra “flavonoides”, na verdade, vem do termo latim flavus que se refere a cor amarela que aparece na natureza.

Isso faz sentido, considerando que a função primordial dos flavonoides é das cores as plantas. Principalmente nas flores, com o objetivo de atrair polinizadores.

Muitas plantas, incluindo a uma grande maioria de frutas e vegetais comestíveis, tem parte de suas cores produzidas pelos flavonoides.

Os Flavonoides também protegem as plantas contra os raios UVA, pragas e doenças.

Como afetam nas características da cannabis

Geralmente, atribuímos os sabores e aromas da cannabis aos terpenos. No entanto, os flavonoides também são importantes em fornecer as qualidades que usamos para diferenciar a linhagem da planta.

Tanto o cheiro quanto sabor estão presente na cannabis por causa das qualidades sinérgicas que os terpenos e flavonoides compartilham entre si.

Além disso, os flavonoides também afetam a pigmentação da cannabis, assim como eles fazem em outras flores


Essas belas e roxas cepas que vemos na cannabis existem graças aos flavonoides conhecidos como antoxantina ou antocianina.

Em outras plantas como bagas, a antocianina pode causar uma coloração vermelha, roxa e até azul dependendo dos níveis de PH.

São compostos farmacologicamente ativos

Além de fornecer a pigmentação na cor, odor, sabor e proteção, as pesquisas mostram que os flavonoides são também farmacologicamente ativos e possuem benefícios medicinais através das cannaflavins encontradas exclusivamente na cannabis.

  • Quercetina: que pode ser encontrada em muitas fruitas e vegetais. Esse composto é conhecimento como um antifúngico e antioxidante.
  • Catequina : encontrada no cacau, nos chás e outros frutos, também é conhecida por ser uma antioxidante com benefícios a saúde cardiovascular.
  • Cannflavin A: é ativa, com estudos mostrando que tem propriedade anti inflamatória mais forte do que as encontradas na aspirina.
  • Cannflavin B e C: que também estão sendo estudadas por seus fortes benefícios medicinais.

Podem ser sinérgicos na cannabis

O efeito de comitiva (efeito entourage) é uma termo muito usado que descreve a natureza sinergética de muitos compostos ativos na cannabis.

Nossos corpos são equipados com um sistema endocanabinoide, uma grande rede de receptores que cobrem quase todos os órgãos e sistemas dentro de nós.

Os canabinoides se conectam a esses receptores para produzir diferentes efeitos, que são influenciados por terpenos e canabinoides.

A razão pela qual certas combinações dessas biomoléculas nos trazem sensações diferentes é por causa das suas propriedades sinérgicas.

O canabindol, por exemplo, modula os efeitos de THC. Os flavonoides são conhecidos por ter habilidades sinérgicas semelhantes.

Se eles melhoram as propriedades de canabinoides ou modulam eles de maneira eficaz, ainda não se sabe totalmente e requer mais pesquisas.

A necessidade de mais estudos

As Pesquisas sobre flavonoides na cannabis ainda são poucas, principalmente nos EUA devido aos bloqueios federais, que as impedem.

Para entender a função que os flavonoides de cannabis tem, é extremamente importante que ações federais sejam levantadas nos USA para permitir mais pesquisas.

Até então, os pesquisidores no exterior continuam descobrindo coisas novas sobre o perfil químico, permitindo entender melhor os mistérios da cannabis

Realmente os flavonoides estão entre os compostos menos estudados da planta. Portanto, aqui está um pouco do que já sabemos.

Referências:

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias