O que você sabe sobre flores de cannabis?

O que você sabe sobre flores de cannabis?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Embora um pouco diferente do que está no nosso imaginário, a cannabis também possui flores, que desempenham o papel mais importante 

Foto: Freepik

Muita gente não sabe, mas a maior parte dos canabinoides, as substâncias que geram os efeitos medicinais e recreativos da cannabis estão nas flores e não nas folhas. 

Apesar da maioria das imagens na internet mostrarem aquelas folhas de cinco ou três pontas, a grande “estrela” da planta são as flores, também conhecidas como “buds”.

Seja a planta com mais CBD (canabidiol) para a fabricação de remédios ou mais THC (tetrahidrocanabinol) para gerar o “barato”.

Algumas curiosidades

As flores de cannabis são cobertas de tricomas. Quando se olha de perto, parecem pequenos cristais, ou até gotículas de água. Mas na verdade são estruturas bastante parecidas com “pelos”, que concentram a maior parte dos canabinoides.

Outra coisa que talvez você não saiba é que elas são flores que produzem pólen e, apesar de menos coloridas, é uma das plantas que mais atraem as abelhas por causa da quantidade do pólen produzido. 

Leia também: Como a cannabis pode salvar as abelhas?

A cannabis também é uma planta hermafrodita, ou seja, independentemente da espécie podem nascer femininas ou masculinas. 

No geral, as femininas são elas que produzem um teor grande de THC, por isso, são as queridinhas dos dispensários. 

As plantas fêmeas, inclusive, são constantemente separadas dos machos para não serem fertilizadas e perder os canabinoides.  

Flores de CBD

As flores de canabidiol tem se destacado nos últimos anos. Ao contrário do óleo ou de tópicos, as flores são utilizadas  por meio da vaporização ou em alimentos. 

A maioria do uso medicinal não precisa ter um alto teor de THC, por isso, elas geralmente são extraídas do cânhamo, uma subespécie da cannabis sativa com altas concentrações de CBD. 

Medicinalmente, elas são conhecidas por gerar efeitos mais rápidos. Enquanto o óleo demora até 30 minutos para aparecer os resultados, a inalação tem uma ação quase imediata. 

Pode e não pode

Cada vez mais pacientes têm importado flores de cannabis aqui no Brasil. Embora ela esteja em um limbo jurídico.

Isso porque os chamados vapes para vaporizar as flores secas, por exemplo, são considerados ilegais, conforme a Resolução 46 de 2009.

Ainda assim, as flores chegam ao Brasil com a autorização da própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que, inclusive, já registrou algumas marcas no seu site. 

Foto: Freepik

Questionada sobre a quantidade de flores que já entraram no Brasil, a agência informou que não possui essa informação.

O órgão ainda acrescentou que, segundo a  resolução n° 660, a  cannabis só pode ser importada como “um produto industrializado, destinado à finalidade medicinal, contendo derivados da planta cannabis”.

Por isso, teoricamente não é permitida, mas, na prática, é constantemente autorizada pela Anvisa. 

Saiba mais: Mesmo no limbo, pacientes fazem importação de flores de cannabis

Outras partes da planta que podem ser aproveitadas

Mas se engana quem pensa que apenas as flores podem ser aproveitadas. Além do uso medicinal, as fibras do cânhamo, por exemplo, são bastante utilizadas na fabricação de uma série de produtos, que vão desde tecidos a bioplásticos e biocombustíveis. 

Ou então, os seus caules e as suas folhas, que são úteis para fazer chá. 

Em países onde o cultivo é legalizado, há o proveito até das sementes. Elas podem ser comida crua, processada para extrair o óleo ou moída em forma de farinha.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas