×

Saúde e Ciência

Em quais situações o fisioterapeuta vai prescrever cannabis?



28/06/2023


Com mais profissionais de saúde prescrevendo cannabis, a dúvida sobre quando eles podem prescrever persiste. Dessa vez, falaremos sobre os fisioterapeutas

Em quais situações o fisioterapeuta vai prescrever cannabis?
Foto: Freepik

Com o crescimento do uso da cannabis medicinal no Brasil, não só médicos estão prescrevendo, mas também fisioterapeutas, dentistas e biomédicos. Inclusive respaldados por seus conselhos. 

Eles começaram a introduzir a planta em suas práticas clínicas com o intuito de ajudar na recuperação dos pacientes, principalmente no tratamento da dor, da inflamação e na cognição.

Mas você deve estar se perguntando: como a cannabis pode ser útil na fisioterapia?

Em quais situações o fisioterapeuta vai prescrever cannabis?

Para entender mais sobre isso, conversamos com o presidente da ABRASFIPICS (Associação Brasileira de Fisioterapia Integrativa e Práticas Integrativas), Clailson Henrique de Almeida Farias, que nos explicou.

Ele esclarece que a fisioterapia trabalha nos órgãos, nos sistemas e nos tecidos, partes do corpo que podem ser tratadas com a cannabis, como no alívio das dores, cognição e atividades motoras.

“Se há um dano que impossibilita o meu paciente de ter uma marcha adequada, ou seja, o Parkinson ou Alzheimer, eu vou estar prescrevendo para ajudar o sistema endocanabinoide, fazendo toda aquela modulação para melhorar a marcha, a cognição e o seu equilíbrio”, diz.

Farias acrescenta que a cannabis pode ser útil para o corpo como um todo por causa do Sistema Endocanabinoide. Trata-se de um sistema que funciona a nível molecular ajudando a restaurar a homeostase, ou seja, o equilíbrio do organismo.

Quando uma pessoa está com dor, por exemplo, esse sistema envia os canabinoides da planta, que ajudam a sinalizar quando há algo de errado.

Condições que podem ser reguladas com o Sistema Endocanabinoide

Ele complementa que para a dor, por exemplo, há uma série de possibilidades, como dores de pós operatório, dismenorreia e fraturas.

Contudo, há uma infinidade de possibilidades para usar a cannabis como tratamento. O presidente da ABRASFIPICS ainda listou outras condições, como:

  • Alterações neurológicas em geral;
  • Alterações comportamentais;
  • Alterações motricidades;
  • Funções sexuais como um todo;
  • Insônia;
  • Hiperatividade 

“Muitas vezes a dor é só um sintoma. A fibromialgia, por exemplo, tem que ser tratada também no emocional, pois vai se refletir no físico. Não adianta ficar apenas com técnica no local, pois não vai adiantar nada”, acrescenta.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.