• 7 de dezembro de 2021

Deputado pretende criar o Dia da Cannabis Terapêutica em Goiânia

 Deputado pretende criar o Dia da Cannabis Terapêutica em Goiânia

Foto: Câmara Municipal de Goiânia

Depois que uma lei sobre a distribuição de produtos à base de cannabis foi sancionada no município, o novo passo é criar um dia inteiro para a conscientização do uso medicinal. 

Nesta quarta-feira (10) a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 173/2021, que pretende criar o Dia da Cannabis Terapêutica na capital. 

A proposta é do deputado Lucas Kitão (PSL), o mesmo que criou a lei sobre a disponibilização do óleo feito com a planta na cidade, sancionada em abril deste ano. 

A data sugerida pelo político para ser incluída no calendário oficial de Goiânia é o dia 27 de novembro. Caso seja aprovada, as instituições particulares e públicas poderão promover atividades educativas sobre o assunto.

Agora, o Projeto segue para a análise do Plenário.

Foto: Câmara Municipal de Goiânia

Mesmo dia da Luta contra o Câncer

No calendário nacional, a data já foi preenchida com o Dia de Combate ao Câncer. À Câmara Municipal, Kitão disse que a escolha não foi por acaso. 

“Entre muitos outros usos cientificamente comprovados, o auxílio ao tratamento do câncer é um dos mais expressivos, com destaque para a eficiência no alívio de náuseas e vômitos provocados pela quimioterapia, o que pode ser decisivo, já que os efeitos colaterais são as principais causas de descontinuidade do tratamento”, explica.

A cannabis contém cerca de 85 tipos diferentes de canabinoides e substâncias químicas que interagem com boa parte do corpo.

O impacto desses canabinoides no tratamento de sintomas do câncer, assim como os efeitos das terapias do câncer, são tão favoráveis que os canabinoides já são comercializados pela indústria farmacêutica.

O Dronabinol e Nabilone, por exemplo, são duas formas sintéticas de tetraidrocanabinol (THC) aprovadas pela Food and Drug Administration (FDA), uma espécie de “Anvisa” dos Estados Unidos.

As fórmulas são usadas para tratamento de náuseas e vômitos associados à quimioterapia. Contudo, várias pesquisas estudam a aplicação da cannabis na morte de células cancerígenas.

Tainara Cavalcante

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias