Nesta quinta-feira (29), o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), assinou a promulgação da lei 10.611, que visa distribuir remédios à base de cannabis para pacientes.
O até então Projeto de Lei 4142019, do vereador Lucas Kitão (PSL), havia sido aprovado em outubro do ano passado pela câmara.
Contudo, dois meses depois, foi vetado pelo ex-prefeito Iris Rezende (MDB), que alegou inconstitucionalidade. A seu ver, a pauta supostamente interfere na esfera federal, uma vez que a planta é proibida pela legislação.
Mas no dia 22 de março, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia rejeitou durante sessão extraordinária o veto do ex-prefeito.
A pauta voltou ao debate no plenário para a votação efetiva e uma possível regulamentação da proposta. Os vereadores optaram pela derrubada do veto no dia 7 de abril.
Agora, pacientes com baixa renda que precisam do tratamento com a cannabis medicinal poderão receber medicamentos de forma gratuita em Goiânia, sejam remédios nacionais ou importados.
Será preciso apresentar a prescrição médica, o laudo, e um histórico, mostrando que os tratamentos disponíveis não tiveram sucesso.
Contudo, o paciente que optar por um óleo que não está disponível no país, vai precisar de uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como estabelece a Resolução 335.
Além disso, a nova lei também incentiva a formação de parcerias com associações, para promover fóruns, campanhas e seminários para esclarecer sobre o que é a cannabis medicinal.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Amazonas aprova proposta sobre cannabis no SUS
Como fica a Black Friday no mercado da cannabis?
Abicann propõe a criação de um Sandbox sobre cannabis
Ucrânia aprova lista de condições para uso de cannabis
STJ concede HC para associação de cannabis pela primeira vez
Kamala Harris lança plano nacional de legalização da maconha
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso