• 26 de junho de 2022

Anvisa aprova nono produto à base de cannabis no Brasil

 Anvisa aprova nono produto à base de cannabis no Brasil

Este é o nono produto aprovado pela agência desde que a resolução 327 entrou em vigor em março do ano passado.

Nesta sexta-feira (17) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação de mais um produto à base de cannabis nas farmácias. Este é o terceiro óleo derivado da planta em formato de gotas aprovado no Brasil.

Trata-se do Extrato de Cannabis Sativa Alafiamed, de 200 mg. Este é o nono produto aprovado pela agência, e também o terceiro produto feito com o extrato da planta inteira, não apenas com o Canabidiol (CBD). 

Além da substância, a planta contém uma série de elementos que podem potencializar os efeitos, quando usados juntos.

O CBD e o THC informados são considerados marcadores no controle de qualidade desses extratos, os quais são compostos também por outras substâncias, como demais canabinoides e taninos. Os extratos vegetais têm composição complexa, podendo conter muitas substâncias ativas que podem agir por diferentes mecanismos no corpo humano, o que torna ainda mais importante o controle e o monitoramento aplicados a esses produtos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS)”, destacou a Anvisa. 

Sobre o óleo

Assim como os demais, vai estar circulando como um produto controlado, ou seja, só poderá ser comercializado mediante a receita médica azul do tipo B. O pedido aguardava aprovação desde 2018. 

Importado da Suíça, o frasco de 50mg/ml possui 0,2% de tetraidrocanabinol (THC), componente que gera os efeitos alucinógenos da maconha.

Este é o nono produto aprovado pela agência desde que a Resolução 327/19 entrou em vigor em março do ano passado, em que regularizou não só remédios, mas produtos feitos com a cannabis.

Ele será destinado para o tratamento de condições neurodegenerativas e psiquiátricas. Como por exemplo, esclerose múltipla, esquizofrenia, Parkinson, epilepsia e ansiedade.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias