Neste mês de dezembro o hospital Sírio Libanês anunciou a criação de um núcleo exclusivo para cannabis medicinal.
O objetivo do novo espaço não é apenas o atendimento de pacientes, mas também a formulação de estudos sobre a planta e o treinamento de médicos.
Quem anunciou o novo local de tratamento alternativo foi a médica Paula Dall’Stella, uma das principais prescritoras de cannabis no Brasil.Esclerose Múltiplas com Epilepsia Refratária.
Além disso, a cannabis também será usada como tratamento complementar para condições como o câncer. Até agora, o que se sabe é que a cannabis ajuda a aliviar as náuseas da quimioterapia e também as dores provocadas pela doença.
Há estudos que mostram que a planta pode matar células cancerígenas, o que foi admitido inclusive pelo Instituto Americano do Câncer. No entanto, ainda é cedo para explorar o tema aqui.
Esse não é o primeiro hospital que tem a iniciativa. No ano passado, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz também iniciou um Grupo de Apoio à Pesquisa em Canabinoides, também em São Paulo.
A entidade também formou médicos aptos para a prescrição de remédios à base da planta.
Atualmente, há também muitas clínicas particulares que trabalham com a prescrição de cannabis.
Como o hospital Sírio Libanês, algumas são focadas na medicina em geral. Outras são exclusivas para o tratamento com a cannabis medicinal.
Muitas universidades também já estudam a planta no país, inclusive com testes clínicos. Como por exemplo, a Universidade do Paraná, a Unila, que pesquisa os efeitos do THC em pacientes com Alzheimer.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Em áudios, Nixon diz que a maconha não era perigosa
Mais dinheiro vendendo cerveja do que cannabis
STJ deve julgar o cultivo de cannabis em breve
Caso Isabel Veloso: Não pode usar CBD na gravidez?
PL em Goiás quer proibir o uso de cannabis em lugares públicos
Avanço do mercado canábico brasileiro alcança a MJBizCon
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso