Conhecido como “mãe” dos outros canabinoides, o ácido canabigerólico tem efeitos medicinais
O CBGA (ácido canabigerólico) é um fitocanabinoide fundamental para o surgimento dos demais componentes da planta.
Isso pode ser explicado porque o CBGA é encontrado na fase inicial da reação que produz as três principais linhas de canabinoides da planta: THCA (ácido tetra-hidrocanabinolico), CBDA (ácido canabidiolico) e CBCA (ácido canabicromenico).
Pensando nas características biológicas destes ácidos, ao passar pelo processo de descarboxilação (quando são aquecidos), eles se transformam, respectivamente, em THC (tetrahidrocanabinol), CBD (canabidiol) e CBG (canabicromeno), embora este último seja encontrado em pequenas quantidades na maioria das cepas de cannabis.
Neste texto falaremos mais especificamente sobre a formação do CBGA, características e propriedades medicinais.
A descoberta do ácido canabigerólico herda do descobrimento do CBG (canabigerol), há mais de 50 anos. Na época, um grupo de cientistas israelenses isolaram essa substância para estudos e concluíram que ela poderia interagir com o organismo humano.
Anos depois, pesquisadores japoneses chegaram à conclusão de que o canabigerol é gerado a partir de um ácido, no caso o canabigerólico.
Contudo, mesmo após essas informações, poucas pesquisas foram feitas em outros lugares do mundo para entender os efeitos medicinais do componente. O principal motivo é sua baixa quantidade após o crescimento da planta, resultando em menos chance de conseguir fazer testes positivos.
Como citado acima, existem poucos estudos aprofundados sobre o CBGA. Porém, alguns resultados prévios podem ser usados de espelho para o futuro.
Conheça três exemplos de condições de saúde que podem ser tratadas com o fitocanabinoide:
Metabolismo
De acordo com um estudo realizado em Napoli, na Itália indicou que o CBGA pode auxiliar pacientes que buscam um metabolismo mais saudável.
Segundo os pesquisadores, o uso da substância mãe da cannabis melhora a forma pela qual o organismo absorve a gordura e a glicose.
Câncer de colo
Já resultados publicados na revista científica PubMed sugerem que o CBGA pode auxiliar pacientes com câncer de colo.
Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores analisaram os efeitos citotóxicos (quando algumas células destroem outras células através de substâncias nocivas) da substância e descobriram que ela eliminou as células cancerígenas.
Síndrome de Dravet
Um estudo realizado por farmacologistas da Universidade de Sydney relatou que o CBGA e mais dois tipos de canabinoides ácidos reduziram as convulsões em roedores com síndrome de Dravet, um tipo raro de epilepsia infantil.
O ácido-canabigerólico deve ser extraído antes que ocorra a descarboxilação, processo natural (ou artificial, a depender da colheita) que praticamente faz com que ele deixe de existir. Portanto, para usufruir deste canabinoide é necessário que a extração seja feita em plantas de cânhamo mais jovens.
O cânhamo tende a conter mais CBGA do que as linhagens de cannabis que contêm níveis mais altos de THC.
É importante ressaltar que mais pesquisas ainda precisam ser feitas sobre os riscos, benefícios e métodos de consumo desse composto. O ideal é consultar um profissional de saúde antes de utilizar qualquer produto medicinal à base de cannabis.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.
Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso