Você já ouviu falar sobre adesivos de cannabis?

Além das dores comuns que são tratadas pelos adesivos, agora, eles estão sendo usados para fibromialgia também.
Cremes para a pele, bisnagas, óleos, vaporizadores, o mercado de cannabis tem crescido dia após dia, por isso produtos novos estão surgindo e a tendência é aparecer cada vez mais coisas novas.
Segundo um relatório de fevereiro de 2020 da consultoria americana Grand View Research, o mercado de cannabis está se expandindo, e pode chegar a valer 73 bilhões de dólares até 2027.
Os produtos são dos mais variados, mas o que mais chama a atenção são os fitofármacos desenvolvidos à base da planta, o que tem revirado as legislações de vários países ao redor do mundo.
A melhor parte é que à medida que o mercado de cannabis aumenta, mais espaço ele conquista na ciência. Estudos e pesquisas, já estão encontrando novas formas de tratar doenças com a planta de forma cada vez mais prática.
Uma delas são os adesivos de cannabis. Sim, iguais aos adesivos terapêuticos que tratam dores musculares, cólicas, e por aí vai. Só que estes são feitos com o poder da cannabis medicinal.
Como funciona
Os tópicos de cannabis estão cada vez mais populares. Eles são um novo modelo de consumo que está melhorando a visão sobre a planta e sua acessibilidade, segurança e eficácia. Isso sem contar na sua ação direcionada no lugar da dor.
A maioria dos canabinóides, presentes na planta que interagem com o nosso corpo, embora entre nas correntes sanguíneas, não tem o poder de afetá-las. Por isso, em contato com a pele, eles só penetram para causar alívios em locais específicos.
Embora os efeitos demorem mais para acontecer, eles também são mais duradouros. Outro lado bom é que você pode aplicá-lo diretamente onde está a dor ou o problema.
Eles são absorvidos pelas células que ficam próximas da pele muito antes de serem absorvidas pela corrente sanguínea.
Efeitos Colaterais
Você não precisa se preocupar com os efeitos adversos, pois o tetra-tetraidrocanabinol (THC), substância que gera os efeitos alucinógenos da cannabis, mesmo estando ativo no adesivo, não tem o poder de “chapar” ninguém.
A sensação só acontece quando o THC é ingerido. No entanto, este tipo de produto geralmente é feito apenas com o canabidiol (CBD), a substância que não gera nenhum efeito sobre a planta e é usado como remédio.
Tratamentos com adesivos de cannabis
Os produtos ainda não estão disponíveis no Brasil, mas são comuns em alguns países, como Estados Unidos e Canadá. Tanto, que uma empresa norte-americana já tem uma linha de adesivos feitos à base da planta.
Eles são produzidos de várias maneiras para várias funções. Ajudam a aliviar a ressaca, vários tipos de dores, cólicas menstruais, menopausa e até insônia.
Mas o adesivo que mais chamou atenção foi um tipo destinado à pacientes com fibromialgia. Já falamos aqui sobre os benefícios da cannabis no tratamento da doença.
Os canabinóides presentes na planta, como o THC e o CBD, agem diretamente no Sistema Nervoso Central e auxiliam no alívio da dor de maneira eficaz.
Os canabinóides no adesivo transdérmico entram na pele e através das correntes sanguíneas.
A mesma empresa também fez outro adesivo, agora para tratar neuropatia diabética, que é parecido com a fibromialgia em alguns aspectos.
Ambas possuem sintomas como dor inexplicável e formigamento. E estudos têm mostrado uma melhora com a cannabis também.
As pesquisas são novas e os estudos são recentes, contudo, a cannabis medicinal se mostrou uma potente aliada, mesmo em forma de adesivo terapêutico.