Sistema de saúde pública inglês fará ensaio clínico massivo sobre dor crônica e cannabis

Sistema de saúde pública inglês fará ensaio clínico massivo sobre dor crônica e cannabis

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Objetivo do estudo é garantir a prescrição segura de medicamentos à base de cannabis para pelo menos 28 milhões de pessoas

Foto: Reprodução / Celadon Pharmaceuticals

Uma farmacêutica licenciada de medicamentos à base de cannabis recebeu do NHS, o sistema de saúde pública do Reino Unido, a aprovação para lançar seu ensaio clínico sobre medicamentos á base de cannabis para o tratamento de dor crônica com até 5.000 pacientes.

O estudo foi aprovado depois que um estudo de viabilidade de três meses, conduzido em 100 pacientes, indicaram resultados positivos para qualidade de vida, dor e sono, bem como redução do uso de opioides.

Segundo o portal Cannabis Health News, este ensaio é um dos primeiros desse tipo no Reino Unido, e foi projetado em colaboração com a MHRA (Medicines and Healthcare products Regulatory Agency, Agência Reguladora de Medicina e Produtos de Cuidado em Saúde, em tradução livre), visando criar um conjunto de dados para apoiar a prescrição mais ampla de medicamentos à base de cannabis.

Acredita-se que até 28 milhões de pessoas no Reino Unido vivam com alguma forma de dor crônica, com cerca de 14.000 pessoas diagnosticadas anualmente com condições de dor difíceis de tratar, como fibromialgia .

Para a realização do estudo, os profissionais legalmente habilitados terão permissão para prescrever o produto aos participantes inscritos na pesquisa. Os pacientes serão recrutados por meio de instituições de caridade e outras organizações nacionais.

James Short, diretor executivo da Celadon Pharmaceuticals, empresa responsável pelo estudo clínico, comentou em entrevista: “Nosso objetivo de longa data continua sendo abrir o mercado do Reino Unido, dando aos médicos confiança para prescrever e criar os dados mais robustos até o momento no Reino Unido para medicamentos à base de cannabis.”

Legislação brasileira

No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. 

Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes. 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas