Novo Projeto de Lei quer criar um marco regulatório sobre cannabis no país

Novo Projeto de Lei quer criar um marco regulatório sobre cannabis no país

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Esta é a terceira proposta que visa criar uma legislação sobre o cultivo e a produção de cannabis no Brasil

Novo Projeto de Lei quer criar um marco regulatório sobre cannabis no país
Foto: Freepik

Recentemente a senadora Mara Gabrilli (PSD/SP) protocolou um projeto de lei para regularizar a cannabis no país. A ideia é desburocratizar o acesso ao tratamento com a planta, regulamentar o uso veterinário e criar oportunidades para a indústria.

O PL 5511/2023 pretende criar um marco regulatório da planta no Brasil, com regras para o cultivo e a produção local, além de estabelecer normativas para a importação, exportação, comercialização, controle, fiscalização, prescrição, manipulação, dispensação e utilização de cannabis.

A proposta ainda define uma regulamentação para o cultivo pessoal para pessoas com receita médica. Sem contar com a criação de uma indústria nacional, a fim de gerar empregos e aumentar a carga tributária.

O projeto foi apresentado neste mês e encaminhado para a CRA (Comissão de Agricultura e Reforma Agrária) e para CAS (Comissão de Assuntos Sociais), onde será analisado para só então começar a ser discutido em plenário.

De paciente a defensora

Mara Gabrilli é conhecida por defender a democratização do acesso à cannabis medicinal. Uma das principais pautas da senadora é a inserção do canabidiol na lista de medicamentos subsidiados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Há 28 anos, Gabrilli quebrou o pescoço em um acidente de carro e ficou tetraplégica. Mara afirma que só conseguiu recuperar a fala, parte dos movimentos e até a redução das dores crônicas depois do CBD (canabidiol). 

A senadora é também porta-voz no Senado Federal sobre cannabis e cumpriu um mandato no Comitê da Pessoa com Deficiência da ONU. 

“Sou usuária de medicamentos à base de cannabis e sei na prática a diferença que faz para melhorar a saúde e a qualidade de vida de milhares de brasileiros. Infelizmente, ainda são produtos caros e que muitas vezes dependem de autorização judicial. Precisamos trabalhar para que todas as pessoas que necessitam desse tipo de tratamento tenham acesso a esses medicamentos de forma segura”, disse em entrevista ao O Tempo em agosto do ano passado. 

Terceira proposta sobre cannabis

O  PL 5511/2023 é o terceiro projeto de lei à nível nacional a ganhar destaque. O primeiro foi a proposta 399, que tramita desde 2015. Assim como o projeto da senadora, o projeto de lei também visa criar um marco legal para a cannabis, com direito a cultivo pela indústria e comercialização.

Além dos dois projetos, há ainda o PL 89/23 que visa disponibilizar os produtos de cannabis de forma gratuita pelo SUS em todo o país. 

Legislação brasileira

Atualmente a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita médica. 

Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes. Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas