Pesquisa brasileira vai testar a cannabis em pacientes com osteoartrite

Pesquisa brasileira vai testar a cannabis em pacientes com osteoartrite

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Serão selecionadas 45 pessoas de Foz do Iguaçu e regiões, que vão receber o tratamento de osteoatrite com a cannabis durante três meses 

Pesquisa brasileira vai testar a cannabis em pacientes com osteoartrite
Foto: Freepik

O Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) vai começar um estudo clínico sobre os benefícios da cannabis para a dor em pacientes com osteoartrite dos joelhos. 

Trata-se de uma doença crônica, inflamatória e degenerativa, que provoca a destruição da cartilagem das articulações. 

A cannabis tem sido bastante usada, inclusive no Brasil, para o tratamento de dores crônicas em várias condições diferentes. Mas apesar dos relatos positivos, as pesquisas ainda são escassas.

Como o estudo será feito

O Projeto intitulado Canoa (Cannabis Medicinal para Osteoartrite de Joelhos) foi aprovado no Comitê de Ética da universidade e está na fase de seleção dos voluntários. 

A pesquisa será realizada em 45 pessoas diagnosticadas com a condição no Foz do Iguaçu e regiões. Elas serão divididas entre três grupos: aquelas que irão receber uma dose alta do óleo de cannabis, o segundo uma dose mais baixa e por fim, aqueles que irão usar placebos. 

Nesta primeira etapa, os voluntários irão realizar o tratamento com a cannabis para a dor todos os dias ao longo de três meses, mas também continuarão fazendo o tratamento convencional.

Estudo em animais

Mas essa não é a primeira vez que a Unila realizou um estudo sobre cannabis no tratamento da osteoartrite. 

Em julho do ano passado, outro estudo começou a ser conduzido por pesquisadores do laboratório de cannabis medicinal da universidade, mas em cães ao invés de pessoas. 

Consulte um médico 

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta com um médico prescritor, passando pelo processo de importação do produto até o acompanhamento do tratamento. Clique aqui

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas