A cannabis será produzida e distribuída em duas cidades pelos próximos quatro anos. A ideia é entender se a criminalidade em torno da planta pode cair
Na última sexta-feira (15), a Holanda começou um novo experimento que vai durar quatro anos: a produção, o fornecimento e o consumo de cannabis em duas cidades do país. Embora a utilização da planta seja comum por lá, ainda não é legalizada.
A ideia é começar com as cidades de Breda e Tilburg para entender se a medida pode diminuir as organizações criminosas, que assumiram o controle deste mercado. “É um momento histórico”, disse o ministro da Saúde, Ernst Kuipers, em um coffee shop em uma das cidades.
A cannabis será monitorada em todo o processo, desde a produção até a chegada aos estabelecimentos. Inclusive, os níveis de CBD (canabidiol) e THC (tetrahidrocanabinol) das plantas, que serão cultivadas por fazendas selecionadas para o experimento.
O anúncio do programa piloto para legalizar a venda de produtos de cannabis surgiu depois de Amsterdã ter imposto certas restrições ao consumo de cannabis em espaços públicos, a fim de evitar o turismo barulhento.
A iniciativa, que sofreu vários atrasos desde que recebeu a aprovação do Senado em 2019, foi oficialmente confirmada pelo governo holandês para começar na última sexta. Por outro lado, ainda pode ser ameaçada.
Isso porque o político de extrema direita, Geert Wilders, junto com o Partido pela Liberdade, tornou-se a maior bancada do Congresso nas últimas eleições gerais, realizadas ainda neste mês.
Os seus integrantes são contra a legalização e tem como lema “Holanda livre de drogas”, o que pode comprometer o experimento.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto.
Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect . Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Deputada denuncia descumprimento de lei sobre cannabis no ES
Empresa canábica representará o Brasil em feira mundial
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso