×

Saúde e Ciência

Estudo relaciona a cannabis com redução de declínios cognitivos



10/04/2024


O tratamento com cannabis pode reduzir em até 96% a evolução de demências em pacientes cognitivos

Estudo relaciona a cannabis com redução de declínios cognitivos.
Foto: Freepik

De acordo com pesquisadores da Upstate Medical University, nos Estados Unidos, o uso da cannabis foi significativamente associado a uma diminuição de 96% nas chances de declínio cognitivo subjetivo, em comparação aos não usuários.

Os resultados podem auxiliar pacientes com doença falciforme, por exemplo. Pesquisas anteriores mostram que indivíduos com a condição têm um risco duas vezes maior de desenvolver demências, sem contar que a doença não tem cura.

Para fazer o estudo, o estudante de Mestrado em Saúde Pública, Zhi Chen, e o professor Roger Wong analisaram dados dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) de 4.744 adultos norte-americanos com 45 anos.

Leia mais: A cannabis como tratamento para doenças degenerativas

Conclusões do estudo

O professor disse que os resultados foram surpreendentes, embora tenha apontado várias limitações do estudo e a necessidade de mais pesquisas.

“A principal conclusão é que a cannabis pode proteger a nossa cognição, mas é realmente crucial ter estudos longitudinais porque este é apenas um instantâneo.Não sabemos se a cannabis não medicinal leva a uma melhor cognição ou o contrário. Ou se aqueles com melhor cognição são mais propensos a usar cannabis não medicinal”, afirmou Wong.

Ele acrescentou: “a razão pela qual considero este estudo tão bom é que analisamos todas as diferentes dimensões do uso de cannabis [em medicamentos, vaporizado ou em alimentos]. O fato de termos incluído todos é uma enorme contribuição para a investigação porque não acredito que tal estudo tenha sido feito antes.”

Wong disse estar surpreso com o fato de o modo e a frequência não terem influência na doença falciforme, uma vez que outros estudos envolvendo participantes mais jovens encontraram uma conexão negativa entre a saúde do cérebro e o uso de cannabis. Isso pode indicar que a idade dos participantes inlfuenciou os resultados variados.

estudo completo foi publicado na revista Current Alzheimer Research.

Conte com a gente

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de compra do produto.

Só na Cannalize você pode tirar suas dúvidas gratuitamente sobre tratamentos com cannabis através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.