Dias antes da votação sobre a liberação total da cannabis nos Estados Unidos, as ações ligadas à erva ganharam destaque no mercado.
A possível legalização da cannabis vem repercutindo de diferentes formas no país norte-americano. No mercado das ações, o otimismo por um desfecho positivo gerou um aumento na procura pelos fundos relacionados à planta.
O que exemplifica esse cenário é o crescimento nos números do EFT Alternative Harvest, que apenas no mês de março, registrou um ganho de 10% em relação aos períodos anteriores. Essa é a melhor marca da ação desde fevereiro de 2021.
A recente alta na busca pelos fundos se deve muito pela chance da regulamentação total da cannabis nos Estados Unidos. Em 2020, quando o projeto foi votado pela primeira vez, já havia acontecido esse “boom” no mercado de investimentos.
Desde que foi lançado, os fundos canábicos apresentaram uma grande volatilidade. Apesar de ser um setor instável, ainda há muito otimismo no seu desenvolvimento, basta entender os riscos do investimento e pensar a longo prazo.
George Wachsmann, Chief Investiment Officer (CIO) da plataforma Vítreo, em conversa com o site Seu Dinheiro, ressaltou a importância de entender as características dessa ação:
“Eu falava que era só uma pontinha. Se a pessoa respeitou a pontinha, entendeu que era longo prazo, beleza”.
O investidor acredita que não há como ter retrocessos nessa indústria, já que segundo ele, a tendência é aparecer cada vez mais países legalizados.
A chegada dos fundos sobre cannabis no Brasil gerou uma grande expectativa, que foi confirmada por um tempo. No começo de 2021, as ações dispararam e a euforia perdurou no meio dos investidores.
Porém, um ano após essa crescente, houve uma queda brusca nos valores desse mercado, cerca de 50%.
Na época, a Cannalize conversou com o economista Joaquim Castro, que se mostrou tranquilo perante o assunto:
“Isso é uma sacudida, os preços estavam muito esticados. O mercado começa a atrair capital que não entraria no setor se não visse a trajetória de crescimento dos preços das ações. Mas são ingênuos de achar que esse aumento é sempre acelerado”
Nesta sexta-feira (1), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos votará sobre a possível regulamentação da cannabis em todo o país.
Este será o segundo debate sobre o tema. O primeiro, realizado em 2020, foi aprovado pela comissão, mas acabou barrado pelo Senado.
Caso seja aprovado, a proposta quer retirar a cannabis da lista de substâncias controladas do governo federal.
Gustavo Lentini
Jornalista e produtor de conteúdo da Cannalize. Apaixonado por futebol e pela comunicação.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Festival de cinema vai exibir documentário sobre cannabis
Governo e parlamentares irão discutir o cultivo de cannabis
Por meio de uma ação, dois municípios terão cannabis no SUS
Volkswagen vai substituir couro sintético por cânhamo
Trump muda o tom e defende a legalização da maconha
Pesquisadora apresenta programa sobre cannabis ‘Tem que divulgar a ciência’
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso