Na próxima semana, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos vai votar o Projeto de Lei que visa legalizar a cannabis no país à nível federal. A informação foi confirmada ontem através da liderança do Congresso.
Uma versão mais antiga já havia sido aprovada pelos deputados federais, mas ficou estagnado no Senado, que é maioria republicana.
Caso aprovado, a nova proposta quer remover a cannabis da lista de substâncias controladas do governo federal. Aprovação que pode trazer equidade ao mercado, que segue com bastante restrições nos estados que são regularizados.
Uma das sugestões da proposta é estabelecer novos parâmetros sobre o que é ou não crime de drogas. Caso o texto passe, isso também pode afetar presos com condenações por maconha nos Estados Unidos, extinguindo a pena.
Outra ideia é fazer uma reparação histórica através da criação de um imposto federal, que será destinado às comunidades carentes.
O projeto também quer rever a política atual de imigrantes, que têm a cidadania negada por histórico de maconha.
O projeto de lei intitulado “More” (Marijuana Opportunity, Reinvestment and Expungement Act) será votado já na próxima segunda-feira (28) pela segunda vez.
Quando votado em 2020, a proposta havia sido aprovada por 228 votos favoráveis contra 164 contrários pelo plenário, mas não foi continuada. Caso passe dessa vez, ele irá direto para o Senado.
“Agora é a hora de os legisladores se perguntarem: quero votar contra a vontade da super maioria dos eleitores americanos?” Instigou Justin Strekal, fundador do comitê de ação política pró-legalização ao Marijuana Moment.
De acordo com a mídia americana, a decisão de retomar a votação aconteceu semanas depois de uma reunião feita a portas fechadas pelos democratas do Congresso com o objetivo de novas reformas.
Enquanto isso, os favoráveis à cannabis no Senado aguardam um projeto separado que é elaborado por Chuck Schumer (D-NY).
Até agora, 18 estados permitem o uso medicinal e sete estados o uso recreativo.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Proposta sugere o uso de cannabis apreendida para estudos
Preciso de uma carteirinha de cannabis?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso