• 24 de junho de 2022

Legalização da cannabis nos EUA será votada na próxima semana

 Legalização da cannabis nos EUA será votada na próxima semana

Na segunda, a Câmara dos Deputados vai votar novamente o Projeto de Lei que visa legalizar a cannabis à nível federal. Entenda

Na próxima semana, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos vai votar o Projeto de Lei que visa legalizar a cannabis no país à nível federal. A informação foi confirmada ontem através da liderança do Congresso. 

Uma versão mais antiga já havia sido aprovada pelos deputados federais, mas ficou estagnado no Senado, que é maioria republicana.

Caso aprovado, a nova proposta quer remover a cannabis da lista de substâncias controladas do governo federal. Aprovação que pode trazer equidade ao mercado, que segue com bastante restrições nos estados que são regularizados.

Nova visão da cannabis

Uma das sugestões da proposta é estabelecer novos parâmetros sobre o que é ou não crime de drogas. Caso o texto passe, isso também pode afetar presos com condenações por maconha nos Estados Unidos, extinguindo a pena. 

Outra ideia é fazer uma reparação histórica através da criação de um imposto federal, que será destinado às comunidades carentes.

O projeto também quer rever a política atual de imigrantes, que têm a cidadania negada por histórico de maconha. 

Segunda votação 

O projeto de lei intitulado “More” (Marijuana Opportunity, Reinvestment and Expungement Act) será votado já na próxima segunda-feira (28) pela segunda vez. 

Quando votado em 2020, a proposta havia sido aprovada por 228 votos favoráveis contra 164 contrários pelo plenário, mas não foi continuada. Caso passe dessa vez, ele irá direto para o Senado. 

 “Agora é a hora de os legisladores se perguntarem: quero votar contra a vontade da super maioria dos eleitores americanos?” Instigou Justin Strekal, fundador do comitê de ação política pró-legalização ao Marijuana Moment.

Projeto paralelo no Senado

De acordo com a mídia americana, a decisão de retomar a votação aconteceu semanas depois de uma reunião feita a portas fechadas pelos democratas do Congresso com o objetivo de novas reformas.

Enquanto isso, os favoráveis à cannabis no Senado aguardam um projeto separado que é elaborado por  Chuck Schumer (D-NY). 

Até agora, 18 estados permitem o uso medicinal e sete estados o uso recreativo.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias