• 28 de fevereiro de 2021

Vaporizar prejudica menos os dentes?

 Vaporizar prejudica menos os dentes?

Embora os benefícios da cannabis se sobressaiam, há alguns pontos que merecem atenção. Foto: Freepik

Por mais que o fumo da maconha traga benefícios terapêuticos, o cigarro convencional ainda pode causar alguns efeitos negativos na saúde bucal. Mas então dá para trocar por vapes?

Vapes têm sido uma aposta mais saudável para o uso adulto da cannabis. Ele pode reduzir danos provocados pelo cigarro de maconha, como a fumaça nos pulmões e resíduos de papel.

Mas enquanto a saúde da boca? Será que ele também reduz os danos provocados nos dentes?

Embora os benefícios da cannabis se sobressaiam, há alguns pontos que merecem atenção.
Foto: Freepik

Saúde oral

Não vamos nos enganar, o fumo de cannabis pode trazer algumas complicações para a saúde da boca.

Um estudo feito com mais de mil neozelandeses, por exemplo, mostrou que fumar um baseado aumenta o risco de problemas nas gengivas.

Mais precisamente periodontite, uma inflamação na área da boca que pode fazer os dentes caírem.

O problema aparece também se não passamos o fio dental. Porém, vamos combinar, ninguém quer ficar banguelo, não é mesmo?

Vapes

No entanto, se até o cigarro eletrônico com nicotina pode ser ruim para os dentes, o vaporizador também pode ser prejudicial?

Um estudo italiano, feito com 350 voluntários, testou as diferenças dos dois métodos. Metade dos usuários trocaram o cigarro tradicional por vapes durante 120 dias.

Os pesquisadores observaram se apareceria possíveis mudanças em várias áreas da saúde bucal, como sangramentos nas gengivas e infecções bacterianas.

Os resultados foram positivos. Antes, mais de 60% apresentavam sinais de sangramento e depois dos 120 dias, o número de pessoas que trocaram a forma de administração com infecções caiu para 2%.

Outra análise que chamou atenção foi as placas bacterianas. 85% dos participantes do grupo que optaram pelo vaporizador reduziram o número de placas em 92% dos casos.

Em 2019 outra pesquisa publicada no American Journal of Dentistry, também destacou outro benefício do aparelho tanto para maconha quanto para nicotina.

Os vapes apresentaram uma descoloração dos dentes bem menor, em comparação ao cigarro de maconha.

Os testes foram feitos a partir de esmalte de dentes de boi, em processos que imitam a boca humana.

Eles foram expostos à fumaça dos vaporizadores e também do “baseado” e segundo o estudo, a diferença foi bem grande.  Contudo, a pesquisa precisa de mais investigações.

Avatar

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias