Já imaginou poder receber a sua erva juntamente com sua pizza ou lanche favorito? Pois é, o Uber está com essa ideia, mas como nem tudo são flores, existem algumas barreiras pela frente.
Na última semana, durante uma entrevista ao site CNBC, o CEO do Uber, Dara Khosrowshahi, afirmou que eles vão arriscar nos mercados legais do Estado.
“Quando o caminho estiver livre para a cannabis, quando as leis federais entrarem em ação, vamos com certeza focar nisso”, disse Khosrowshahi.
Apesar da legalização ser inevitável, o processo de pedir maconha pelo Uber pode demorar um pouco.
E quando estiver disponível para uma empresa americana de capital aberto como a Uber, eles encontrarão um mercado altamente restrito e com séria competição, diz Khaled Naim, o CEO e co-fundador da Onfleet, uma empresa de San Francisco de software de gerenciamento de entrega.
“Haverá muita burocracia em torno disso quando for federalmente legal. Até a indústria do álcool, que é legal há tanto tempo tem muitos requisitos. ” diz Naim, cuja empresa fornece dezenas de milhares de entregas de cannabis todos os dias.
Vale lembrar que também é um mercado fragmentado e altamente competitivo. Grandes marcas têm suas próprias frotas de entrega, sem mencionar o ecossistema de empresas de entrega.
“No dia em que a Uber entrar no mercado, haverá ainda mais empresas no espaço”, diz Naim.
A expectativa dos clientes é uma experiência de alto contato. A entrega basicamente surgiu do mercado ilícito , onde a interação entre o comprador e vendedor era mais íntima do que uma transação de entrega de comida.
“É um espaço com mais nuances e não é apenas pegar e devolver.” afirma Naim.
Sem dúvidas a entrega é um grande negócio para o Uber. O Uber Eats é uma mina de ouro para a empresa, trazendo mais de 1 bilhão de dólares em receita anual.
A empresa tem grandes planos para entrega de álcool, uma vez que anunciou um acordo para adquirir a Drizly por aproximadamente 1,1 bilhão de dólares em ações e dinheiro em fevereiro.
Se você não sabe o que é a Drizly, ela tem sua sede em Boston e é o mercado líder de álcool sob demanda nos Estados Unidos.
E com certeza a cannabis também pode ser enorme. Em 2025, Cowen estima que a indústria de cannabis legal gerará 40,1 bilhões de dólares em vendas anuais e em 2030 o mercado atingirá 100 bilhões.
Caso o Uber conseguir conquistar uma fatia do mercado de entrega de cannabis, poderá ser outra vertical de negócios para a gigante da tecnologia.
Talvez o melhor sinal de que o Uber ainda não está pronto para a indústria da cannabis é o fato de que sua aquisição da Drizly não incluiu a lanterna da Drizly, uma empresa de entrega de cannabis que opera no Colorado e em outros estados.
É por isso que Andrea Brooks, fundadora de uma plataforma de entrega de cannabis, que atende 70 cidades ao redor de São Francisco, não se comoveu com a declaração de Khosrowshahi.
“É uma grande manchete, mas nada com o Uber acontecerá em breve na cannabis, não haverá nenhum movimento até que seja federalmente legal devido às questões de responsabilidade.’’ disse Brooks.
Referências
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
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