• 27 de junho de 2022

Qual melhor nome para a  nova lei sobre cultivo?

 Qual melhor nome para a  nova lei sobre cultivo?

Associações estão divididas e já tem em até abaixo assinado sobre o assunto.

O Projeto de Lei 399/2015 que visa o cultivo da cannabis medicinal e do cânhamo industrial foi entregue para a câmara dos deputados no dia 18 de agosto e será votada em breve. Caso o texto passe, ela irá para o senado para ser votado novamente.

Políticos engajados na causa e militantes estão confiantes quanto a aprovação da proposta e esperam a lei ser sancionada o quanto antes. Por isso, outra discussão acabou surgindo: qual o nome será dado a nova lei quando ela for aprovada.

Dois nomes foram propostos e estão dividindo as associações canábicas.

Anny Fisher

O primeiro, seria em homenagem a pequena Anny Fisher, e teria o nome dela. O nome foi proposto por Cassiano Teixeira, presidente da Associação Abrace, que atende mais de 8 mil pessoas no Brasil.  

A história de Anny Fisher ficou conhecida por ser a primeira importação brasileira do óleo de cannabis em 2014, quando ainda não haviam leis de importação de fitofármacos à base da planta. A menina possui uma síndrome rara que provoca ataques epilépticos de difícil controle.

O acontecimento rendeu um documentário chamado Ilegal, que foi um divisor de águas na vida de muitas pessoas que não conheciam os benefícios da planta.

Elisaldo Carlini

No entanto, a coordenadora executiva, Margarette Brito e também a fundadora Eliane Nunes de outra associação, a Apepi, não concordaram com o nome e cogitaram outra pessoa para esta homenagem.

Para elas, embora a história de Anny Fisher seja inspiradora, não representa todos os pacientes que dependem da cannabis medicinal. 

Por isso, indicaram o professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Elisaldo Carlini, que é considerado uma referência nacional em pesquisas sobre cannabis.

 O professor também é diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).

Atualmente há dois abaixo assinados sobre o assunto sobre a disputa. Contudo, eles não garantem que o nome será o mais votado.

Se quiser assinar para o nome Anny Fisher, clique aqui;

Ou se prefere o nome Elisaldo Carline, clique aqui.

Informações da Folha de S. Paulo

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias