• 25 de junho de 2022

Plenário de Goiânia derruba veto sobre a distribuição de medicamentos à base de cannabis

 Plenário de Goiânia derruba veto sobre a distribuição de medicamentos à base de cannabis

Foto: Antônio Silva

Mesmo com a aprovação do projeto no ano passado, o ex-prefeito havia vetado a proposta. Nesta semana, o plenário reverteu a situação e a PL voltou a ser aprovada.

Em outubro do ano passado, a Câmara Municipal de Goiânia havia aprovado o Projeto de Lei 414\2019, do vereador Lucas Kitão (PSL). O texto garante a regulamentação e a distribuição gratuita de produtos à base de cannabis no município.  

Contudo, dois meses depois, o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) vetou a PL, alegando inconstitucionalidade. A seu ver, a pauta supostamente interfere na esfera federal, uma vez que a planta é proibida pela legislação.

O autor da proposta, Lucas Kitão (PSL) argumentou ao Jornal Opção na época, que não há nenhum tipo de interferência na legislação brasileira, apenas garante suporte a pacientes que precisam de produtos à base da planta.

Foto: Antônio Silva

O projeto prevê a orientação e distribuição de medicamentos à base de canabidiol (CBD) e de tetraidrocanabinol (THC) pela rede de saúde pública a pacientes com baixa renda.

Segundo a Lei 11.343/2006, que estabelece, no parágrafo único do seu art. 2º, a União pode autorizar o plantio, a cultura e a colheita de vegetais dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, como é o caso da cannabis Sativa, para fins medicinais ou científicos.

Rejeição do veto

No dia 22 do mês passado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Goiânia rejeitou durante sessão extraordinária o veto do ex-prefeito.

Consequentemente a pauta voltou ao debate no plenário para a votação efetiva e uma possível regulamentação da proposta.

Na quarta-feira (7), além da derrubada unânime, a Câmara aprovou a regularização e a distribuição dos medicamentos à base de cannabis de forma gratuita.

A nova lei deve entrar em vigor após a publicação no diário oficial de Goiânia.

Tainara Cavalcante

Jornalista e produtora de conteúdo no Cannalize. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.

Mais Notícias