A enxaqueca afeta cerca de 15% da população brasileira. Mais frequente no público feminino, afeta 30% das mulheres só na região sudeste do país., A doença tem se tornado uma das principais causas que atrapalham o meio profissional.
Hoje em dia existem diversos tipos de dores de cabeça, como neuralgias, cefaléia tensional, cefaléia em salvas e a enxaqueca.
Aqui, em especial, vamos falar sobre as causas, sintomas e o tratamento da enxaqueca, um tipo de dor de cabeça específica e bastante comum.
A enxaqueca gera crises com duração de 4 a 72h, e pode afetar homens, mulheres ou crianças.
Geralmente, mais comum em pessoas de 25 a 45 anos. Ela possui um padrão para cada pessoa e o intervalo entre uma crise e outra é variado.
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça incapacitante, caracterizada por uma dor pulsante em um dos lados da cabeça e às vezes dos dois. Também pode ser acompanhada de enjoo, vômito e dores diante de luzes e sons.
É considerada uma crise de enxaqueca, quando os sintomas variam de 4 a 72 horas, podendo ser um período mais curto no caso de crianças.
Essa condição é dividida em 4 fases: premonitória, aura, dor de cabeça e resolução.
Porém, nem todas as pessoas que sofrem de enxaqueca apresentam todas essas etapas, sendo que a maioria já notam os sintomas na terceira fase.
1ª Premonitória: A primeira fase, apresentando sintomas como fadiga, irritabilidade, depressão, bocejo constante e dificuldade de concentração por cerca de 72 horas antes da dor de cabeça latejante.
2ª Aura: É definida pela presença de aura: manifestações neurológicas que ocorrem normalmente antes da dor de cabeça e duram de 5 a 60 minutos.
3ª Dor de cabeça: É a que mais simboliza a enxaqueca e também a que mais incomoda os pacientes. É percebida devido à dor de cabeça latejante e intensa, podendo durar aproximadamente entre 4 e 72 horas.
4ª Resolução: Nela o paciente apresenta sintomas semelhantes à primeira fase enquanto trata ou mesmo após curar a enxaqueca. São frequentes as queixas de fadiga, sonolência e dor de cabeça leve durante 48 horas.
É importante destacar que as causas exatas para a enxaqueca ainda não são 100% conhecidas. Mas que existe relação desse tipo de dor de cabeça com a genética e com alterações no cérebro.
Porém, existem sinais que indicam que essa dor vai se iniciar e eles variam de pessoa para pessoa. Os gatilhos podem ser, por exemplo:
Geralmente, pessoas que já tiveram essa crise alguma vez, conseguem saber através dos sintomas que a enxaqueca está prestes a acontecer e já podem iniciar o tratamento.
Sobre os sintomas, podemos citar:
O tratamento para enxaqueca é prioritariamente medicamentoso, ou seja, feito a partir de remédios que devem ser tomados quando a crise acontece.
Esses medicamentos deverão ser indicados por um médico, ainda melhor se for um especialista em dores de cabeça.
É o médico também que, dependendo do caso, poderá indicar medicamentos para prevenir a enxaqueca.
Atualmente, os cientistas apontam que causa da dor de cabeça forte até uma disfunção no Sistema Endocanabinoide, que pode contribuir para o desenvolvimento da condição.
Isso tudo fez com que esses profissionais chegassem à conclusão que a ativação dos receptores CB1 e CB2 poderia corrigir essa disfunção e ser útil no tratamento.
Eles são ativados através dos canabinóides produzidos pelo próprio organismo para regular as funções . No entanto, como mencionado acima, eles podem não funcionar direito.
Existem 4 pontos principais em que a cannabis pode auxiliar no tratamento de enxaqueca, estes são:
Com o poder de fazer com que o corpo se autorregule, o canabidiol (CBD) (um tipo de canabinóide da planta cannabis) bloqueia a transmissão da dor.
Diante disso tudo, o ideal é consultar um médico especialista para entender em qual fase da enxaqueca está e quais as possibilidades do uso de cannabis para o tratamento.
A forma de uso da planta para tratamento de qualquer doença, depende também da condição de cada pessoa.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o uso da cannabis no tratamento da enxaqueca? Clique aqui.
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Leis sobre cannabis diminuem a prescrição de benzodiazepínicos
Agosto Laranja: O papel da cannabis na Esclerose Múltipla
THC manteve o cérebro de ratos mais “jovens”, segundo estudo
CBD pode ter proteção solar, segundo estudo
Chá de cannabis alivia a dor de pacientes fibromiálgicos
Cannabis pode causar problemas na gestação, segundo estudo
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso