Em carta aberta a candidatos, entidade brasileira propõe mudanças em leis antidrogas

Em carta aberta a candidatos, entidade brasileira propõe mudanças em leis antidrogas

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais sugere mudanças nas regras legislativas no intuito de proteger liberdades individuais “de modo efetivo e racional”

Imagem: Reprodução

A descriminalização das drogas no Brasil ainda é pouco avançada em comparação a outros países, o que a torna um campo fértil para discussões.

Para aprofundar o debate e tentar mitigar intolerâncias, o IBCCrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais divulgou na última quinta-feira (22) uma carta endereçada aos candidatos à presidência do Brasil, propondo mudanças na legislação.

Leia também: Ficou de fora: presidenciáveis não citam cannabis em seus planos de governo

O intuito do documento é proteger liberdades individuais e através da prevenção, garantir direitos fundamentais, para enfrentar a criminalidade “de modo efetivo e racional”,  contribuindo assim para a diminuição da população carcerária.

“Não há vencedores quando o Direito Penal serve exclusivamente ao encarceramento desmedido, sem objetivos claros. Ao final, converte-se apenas em mais criminalidade e reprodução de violências”, defende a carta.

O instituto é uma entidade reconhecida nacional e internacionalmente, que promove diálogos entre academia, poder público e sociedade civil.

Você pode ler o documento completo aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas