De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde, a prevalência de anemia entre adultos e idosos no Brasil é de 9,86%, sendo maior entre idosos (24,3%) e mulheres (12,2%).
A anemia é uma condição na qual a hemoglobina (proteína presente nos glóbulos vermelhos e a responsável pela coloração vermelha do sangue) está abaixo do normal. Isso leva à diminuição da capacidade de transporte de oxigênio.
Basicamente, o nosso corpo usa essa substância para transportar o oxigênio. Ela é carregada em nosso sangue pelas hemácias ou glóbulos vermelhos.
No processo para identificar e confirmar o diagnóstico de anemia, o médico geralmente pede uma análise de sangue para avaliar a quantidade de hemoglobina, sendo considerado anemia quando o valor é menor que 12 g/dL em mulheres ou 13 g/dL em homens.
Depois disso, talvez seja necessário fazer outros exames, como eletroforese da hemoglobina, contagem de reticulócitos ou exame de fezes, para identificar o tipo correto da anemia, e iniciar o tratamento adequado.
Existem diversos tipos de anemia, mas aqui vamos falar sobre as principais e mais comuns.
Esse tipo de anemia é caracterizado pelo tamanho anormal dos glóbulos vermelhos e diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas, provocado pela baixa ingestão de vitamina B12, mais comum em vegetarianos.
É um tipo de anemia genética, caracterizada por pancitopenia progressiva com falência da medula óssea, malformações congênitas variáveis e predisposição para tumores hematológicos ou sólidos.
A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica que acontece quando a pessoa ingere vitamina B12, mas o corpo não consegue absorvê-la, podendo resultar em graves danos neurológicos, se não houver o tratamento adequado.
Principais causas
As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.
Porém, a anemia causada por deficiência de ferro é muito mais comum que as demais, estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência da substância.
Outras causas comuns da anemia podem ser:
Quando se trata dos sintomas de anemia, eles não são tão específicos, sendo assim, é necessário que seja feito exames de sangue para que seja confirmado o diagnóstico. Entretanto, os principais sinais físicos são:
Quando é percebido o quadro de cansaço, fraqueza, indisposição, amarelamento de pele e mucosas, o paciente deve procurar o médico para um diagnóstico adequado e, se necessário, procurar um médico hematologista.
Os especialistas que podem diagnosticar a anemia são:
A dúvida da maioria é se a anemia tem cura. E a resposta é sim, é possível ficar curado.
As anemias geralmente têm cura, principalmente as mais comuns. Como no caso, das de baixa ingestão ou perda de ferro e deficiência de absorção de vitamina B12.
As que ocorrem devido a outras causas, como problemas em rins ou doenças reumatológicas são tratadas indiretamente, uma vez que o tratamento destes problemas acaba por resolver a anemia.
Já as anemias que são causadas por problemas na medula óssea, quadros mais complexos e as anemias hereditárias, necessitam de tratamentos mais específicos, principalmente por serem de causa genética
O tratamento para a anemia pode incluir o consumo de oxigênio, medicamentos para aliviar a dor e fluídos orais e intravenosos para reduzir a dor e prevenir complicações.
Os médicos também podem recomendar transfusões de sangue, suplementos de ácido fólico e antibióticos.
Para que seja prevenida nada melhor do que ter uma boa alimentação.
Confira 7 alimentos que ajudam a combater a anemia:
Com isso, concluímos que as causas mais comuns de anemia podem ser prevenidas com dieta balanceada e equilibrada e com acompanhamento médico regular.
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Dronabinol pode ajudar a tratar Alzheimer, segundo estudo
Cannabis no tratamento de câncer? O que a ciência diz
Estadunidenses raramente recorrem ao médico para saber sobre cannabis
Cannabis não altera processos cognitivos, segundo estudo
CBD pode tratar tremor essencial?
Estudo investiga se a maconha interfere na percepção musical
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso