No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 33% da população sofrem com a pressão acima do ideal. Mas, afinal, como identificar e tratar este mal que atinge nossa população?
A hipertensão arterial, conhecida também como pressão alta, é uma doença crônica.
Sua principal característica são os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, identificados quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam o limite.
No corpo humano, o sangue circula nas veias levando oxigênio e nutrientes de um ponto a outro, permitindo que uma pessoa leve uma vida normal.
Esse sangue costuma circular com uma determinada velocidade e força, para não sobrecarregar o coração, as veias ou as artérias.
Quando uma pessoa é diagnosticada com hipertensão arterial, ou pressão alta, significa que o seu sangue está circulando com uma força acima do normal e muito elevada, fazendo uma forte pressão contra a parede das veias e artérias.
Com o tempo, a pressão alta pode trazer uma série de problemas ao paciente, porque o coração acaba sendo sobrecarregado e precisa fazer um esforço maior na hora de bombear o sangue.
Consequentemente, isso pode aumentar as chances de acidente vascular cerebral e infarto, por exemplo.
Cerca de 90% dos casos vem com uma herança dos pais por fatores genéticos.
Além disso, existem hábitos que influenciam nos níveis da pressão arterial. Entre eles estão:
Há, ainda, condições como obesidade, estresse e colesterol em níveis elevados que podem desencadear a hipertensão.
É importante destacar também que a probabilidade de adquirir a doença aumenta com a idade.
Por esse motivo, idosos devem estar mais atentos e cuidadosos em relação à alimentação, principalmente, em busca da prevenção.
Os sintomas basicamente estão ligados à pressão alta, quando um indivíduo marca uma pressão acima de 14 por 9.
Ela é gravíssima quando está acima de 18 por 12. Ela indica que o paciente precisa de cuidados imediatos em um pronto-socorro.
A pressão alta é perigosa porque pode ser uma condição silenciosa. Mas alguns sinais de pressão alta podem ser:
Infelizmente a pressão arterial elevada não tem cura, mas é possível controlá-la por meio de medicamentos.
Ter um novo estilo de vida, com uma alimentação saudável que contenha menor teor de sal e sódio, além da prática de exercícios físicos sob orientação médica também, são recomendados para controlar a hipertensão arterial.
Todos os anos, a Rede D’Or São Luiz dos estados Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência.
A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
Bruno Oliveira
Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso