×

Saúde e Ciência

Cannabis diminuiu o consumo de álcool no Canadá, segundo estudo



07/12/2022



Um pesquisador canadense encontrou uma “associação significativa” entre as vendas regulamentadas de cannabis medicinal e as vendas de álcool.

Foto: Freepik

Texto traduzido do portal MJBizDaily

A pesquisa do professor de negócios Michael J. Armstrong foi publicada online na revista Health Policy em novembro e comparou as vendas legais de cannabis medicinal às vendas de cerveja, vinho e bebidas alcoólicas no Canadá de 2015 a 2018.

O estudo de Armstrong descobriu que cada dólar de cannabis legal vendido estava associado a quedas nas vendas de álcool entre 74 e 84 centavos canadenses (R$2,82 – R$3,20).

No entanto, o professor da Universidade de Brock disse que sua pesquisa não provou a causalidade. Armstrong disse que a pesquisa sugere que o uso de cannabis medicinal substituiu parte do consumo de álcool.

Queda no consumo de álcool

O estudo descobriu que as vendas de álcool no Canadá em 2017-2018 foram aproximadamente 1,8% menores do que teriam sido sem a cannabis medicinal regulamentada.

O documento também sugeriu que a redução das vendas de álcool pode compensar parcialmente quaisquer danos e benefícios da legalização da cannabis.

“Por exemplo, o aumento dos problemas de saúde relacionados à cannabis pode vir com a diminuição dos problemas relacionados ao álcool. E a nova receita de impostos sobre a cannabis dos governos pode ser compensada por menores receitas de impostos sobre o álcool”, disse Armstrong ao MJBizDaily por e-mail.

O estudo canadense levou em conta as diferenças nos preços do álcool, gastos no varejo, taxas de desemprego e multas por dirigir embriagado.

O estudo pode ser encontrado aqui.

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um médico prescritor até o processo de importação do produto. Clique aqui.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.