Todo o processo foi sistematizado e muitos profissionais da saúde mecanizaram o atendimento, comprometendo o olhar humano, subjetivo, individual e integral, que considero de extrema importância, principalmente quando o assunto é saúde.
Portanto, não é incomum sair de um consultório somente com uma receita nas mãos, um monte de dúvidas na cabeça e a nítida impressão de ter sido ignorado.
Mas o que ninguém esperava é que um “matinho” tivesse tamanho impacto na mudança dessa cultura robotizada que se estabeleceu na maioria dos consultórios.
A Cannabis abriu espaço não só para tratar ou curar doenças e transtornos que roubam a qualidade de vida das pessoas, como ela também tem promovido a oportunidade de uma mudança importante na relação médico-paciente.
Não existe oferecer a terapia canabinoide sem um processo de acolhimento e acompanhamento da pessoa em tratamento. Não é simplesmente receitar e deixar o fármaco agir.
É preciso considerar a individualidade de cada paciente, oferecer uma rede prestativa para tirar dúvidas, ajustar a dose, ser solidário aos desafios do processo e até mesmo ter espaço para acolher a família e/ou responsáveis por quem está usando a Cannabis como tratamento.
Essa plantinha tem nos dado a chance de melhorar nossas relações em um momento tão delicado, que é o de cuidado com a saúde.
É a oportunidade de médicos e médicas lapidarem sua humanidade, que o dia a dia tende a enfraquecer diante das inúmeras queixas que recebem diariamente. O automático não funciona quando o assunto é Cannabis.
As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.
Carol Apple
Caroline Apple é jornalista especializada na cobertura de Cannabis. Trabalhou em veículos como Folha de S.Paulo, Agora SP, R7 e UOL. Foi repórter do Sechat, onde adentrou para o universo da cannabis, atuando posteriormente na comunicação de diversas empresas do ramo. É uma entusiasta da planta e de todo o seu potencial terapêutico, além de acreditar no cânhamo como o futuro da indústria como uma forma de colaborar com a regeneração da Terra.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso