A organização também se desligou da Agência Antidoping dos Estados Unidos e irá fazer testes independentes de substâncias
No finalzinho de 2023 o UFC (Ultimate Fighting Championship) atualizou a sua política antidoping e retirou a maconha da lista de substâncias proibidas. A nova regra passou a valer no último dia do ano.
Segundo o diretor de negócios do UFC, Hunter Campbell, o objetivo da liga para a nova política é ser “o melhor, mais eficaz e mais progressivo programa antidoping em todos os esportes profissionais”.
A medida segue o que outras organizações que também liberaram a maconha, como a liga nacional de basquete do país, a NBA. A agência liberou oficialmente o uso em julho do ano passado.
A medida do UFC foi tomada logo após a liga não renovar com a USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos, em tradução livre). Agora, os testes antidoping serão realizados de forma independente.
Por outro lado, mesmo com a parceria, a cannabis já estava mais flexível. Em 2021, por exemplo, a agência implementou novas regras que previam que nenhum atleta que testasse positivo fosse punido. As disciplinas só eram aplicadas em casos de evidências maiores em competições.
Agora, a nova medida vai ao encontro das novas evidências, que mostram que a maconha não aumenta o desempenho do atleta como se imaginava.
A utilização da cannabis medicinal também tem crescido entre os atletas. De acordo com uma pesquisa relizada em 2020, quase 80% dos lutadores já faziam o uso do CBD (canabidiol) para fins terapêuticos.
Metade dos 170 participantes do estudo também faziam uso recreativo.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.
Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Proposta sugere o uso de cannabis apreendida para estudos
Preciso de uma carteirinha de cannabis?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso