UFC: Maconha não está mais proibida para os atletas

UFC: Maconha não está mais proibida para os atletas

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

A organização também se desligou da Agência Antidoping dos Estados Unidos e irá fazer testes independentes de substâncias

UFC: Maconha não está mais proibida para os atletas

No finalzinho de 2023 o UFC (Ultimate Fighting Championship) atualizou a sua política antidoping e retirou a maconha da lista de substâncias proibidas. A nova regra passou a valer no último dia do ano.

Segundo o diretor de negócios do UFC, Hunter Campbell, o objetivo da liga para a nova política é ser “o melhor, mais eficaz e mais progressivo programa antidoping em todos os esportes profissionais”.

A medida segue o que outras organizações que também liberaram a maconha, como a liga nacional de basquete do país, a NBA. A agência liberou oficialmente o uso em julho do ano passado. 

Testes realizados de forma independente

A medida do UFC foi tomada logo após a liga não renovar com a USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos, em tradução livre). Agora, os testes antidoping serão realizados de forma independente.

Por outro lado, mesmo com a parceria, a cannabis já estava mais flexível. Em 2021, por exemplo, a agência implementou novas regras que previam que nenhum atleta que testasse positivo fosse punido. As disciplinas só eram aplicadas em casos de evidências maiores em competições. 

Agora, a nova medida vai ao encontro das novas evidências, que mostram que a maconha não aumenta o desempenho do atleta como se imaginava. 

Uso da cannabis medicinal por lutadores 

A utilização da cannabis medicinal também tem crescido entre os atletas. De acordo com uma pesquisa relizada em 2020, quase 80% dos lutadores já faziam o uso do CBD (canabidiol)  para fins terapêuticos. 

Metade dos 170 participantes do estudo também faziam uso recreativo.

Conte com a gente 

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.

Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas