O município do Rio de Janeiro aprovou uma lei sobre o tratamento com cannabis em 2022 e agora não está dando conta da procura
Cidade tem quase 600 pacientes na fila para tratamento com CBD
O município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, está com uma fila de 586 pessoas esperando uma consulta inicial para a indicação do CBD (canabidiol). A demanda alta não era prevista pela secretaria de saúde.
Em 2022, a cidade aprovou uma lei sobre a distribuição de produtos à base de cannabis. Até o ano passado, mais de 150 pessoas já estavam fazendo o tratamento com os produtos distribuídos pela rede pública.
Mas parece que a demanda cresceu rapidamente. Agora, a Cidade do Aço enfrenta a necessidade de ampliar os investimentos na capacitação de profissionais de saúde, além de regular o acesso ao tratamento.
O aumento pode ter acontecido porque, ao contrário de muitos estados e municípios, os pacientes atendidos em Volta Redonda não são apenas pessoas com doenças que causam crises epilépticas raras.
Grandes estados como São Paulo, por exemplo, só aprovaram a cannabis no SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes com três doenças raras que causam convulsões: síndrome de Dravet, Lennox-Gastaut e Complexo Esclerose Tuberosa.
Enquanto isso, a cidade também atende pacientes com outras comorbidades, como Parkinson, Alzheimer, ansiedade, dores crônicas, distúrbios do sono e por aí vai.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso