A cannabis medicinal tem ajudado muitos pacientes pelo Brasil. Principalmente no alívio da dor quando outros tratamentos não funcionam
5 vezes em que apenas a cannabis ajudou no alívio da dor
Atualmente, mais de 600 mil brasileiros já fazem algum tipo de tratamento com a cannabis medicinal. Muitos deles recorrem aos produtos derivados da planta quando nenhum outro ajuda.
Principalmente quando falamos sobre dores crônicas ou dor aguda. Seja qual for o tipo de dor, a cannabis possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam não só na recuperação do paciente, mas também no tratamento da condição.
Dessa forma, trouxemos cinco histórias de pessoas que só encontraram na cannabis a ajuda para aliviar a dor.
Giovana passou a adolescência inteira com fortes cólicas menstruais. Foram anos vomitando e indo parar no pronto-socorro para descobrir que todo o seu desconforto era endometriose.
Mas encontrar a raiz do problema não o fazia sumir. A jovem até começou a fazer um tratamento hormonal que tornava a condição um pouco mais suportável, mas as dores ainda continuavam.
Giovana conta que precisava tomar tramal ou morfina para suportar o período da menstruação. O problema ainda acarretou uma ansiedade que piorou o seu caso.
Contudo, quem conhece a estudante de enfermagem hoje, nem suspeita que vivia nesse estado. Há dois anos utilizando a cannabis medicinal, as coisas parecem ter mudado da água para o vinho.
“A minha primeira reação foi chorar, porque eu estava sentada assistindo televisão e me toquei que estava prestando atenção. Antes, eu assistia alguma coisa e ficava pensando em 50 coisas diferentes.” Lembra.
Bianca sempre teve uma sensibilidade grande à dor, mas os médicos nunca souberam quais eram as causas. Até ela ficar internada por crises agudas que a levavam ao desmaio.
As dores afetavam todo o seu corpo e não a deixavam sequer se mexer direito. Para tentar conter as crises, Bianca passou por medicações pesadas, como o tramal, morfina, quetamina, metadona e até fentanil.
O seu diagnóstico foi de fibromialgia, mas os médicos também descobriram algumas outras condições reumatológicas que intensificam ainda mais as dores.
O uso da cannabis no alívio da dor veio através do seu ex-namorado. Na época, o seu ex-companheiro utilizava a maconha para aliviar a ansiedade e ao experimentar, ela percebeu que a cannabis também ajudava no controle das dores.
Mudou a minha vida, eu sou outra pessoa.”, acrescenta. “Usei medicamentos para pessoas de oncologia terminal, mas foi um óleo que salvou a minha vida”.
Caio Rabisco é atleta profissional de BMX Freestyle há alguns anos. Ele já virou destaque em uma série de competições, tanto nacionais, como BSS, quanto internacionais, como o campeonato Vans Pro Cup no México.
Contudo, praticar um esporte radical sempre gera algumas consequências. Rabisco já teve várias lesões, fraturou vários ossos e precisou fazer seis cirurgias; nos dois joelhos, tornozelos e até no punho “tenho muita história”, brinca.
Mas apesar disso, é apaixonado pelo BMX. Para ajudar na recuperação das dores musculares e condicionamento físico, ele aposta na cannabis. Principalmente para o alívio da dor.
“Eu esperava que melhorasse, mas não da forma que ajudou. Hoje eu demoro muito mais para ficar cansado. Até os meus amigos notaram”, ressalta.
Além do cansaço, Caio ressalta que as dores só aparecem quando ele se esforça muito. “Eu levei um tombo dias atrás e machuquei o punho. Sinto que o óleo ajudou na recuperação, há 15 dias eu não conseguia nem segurar o guidão da bicicleta”, ressalta.
Depois de tirar a mama esquerda, passar por quimioterapias e radioterapias, Edilaine Oening pensou que tinha superado o câncer, mas não foi o que aconteceu.
Pouco tempo depois da mastectomia ela descobriu um tumor no quadril, do qual não poderia ser operada. Além disso, com o recurso do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) negado, ela precisou vender trufas para completar a renda.
Mas a pior parte eram as dores do novo nódulo, que a incomodavam até para se levantar ou abaixar.
Contudo, foi depois do uso do óleo de cannabis que ela voltou a ter qualidade de vida. As dores sumiram e a sua disposição voltou. Hoje ela caminha para todos os lugares entregando trufas “As pessoas só sabem que tenho câncer por causa do meu cabelo”, ressalta.
“Agora, dor eu não tenho praticamente nada, só quando eu me esforço muito mesmo. Que nem agora, eu estou conseguindo vender as trufas, saio bem cedo de casa, volto mais tarde e sinto um leve desconforto, mas dor não. Tenho disposição”, complementa.
Natália precisou conviver durante muito tempo com dores por todo o corpo. Além do diagnóstico de fibromialgia, também teve problemas graves na coluna que resultaram em quatro cirurgias.
Na tentativa de aliviar as dores neuropáticas, experimentou os mais variados tratamentos que se possa imaginar. Chás, pomadas, comprimidos, massagens, tudo o que pudesse de alguma forma ajudar a diminuir o desconforto, mas sem sucesso.
A cannabis foi indicada por uma amiga que também precisou da cannabis para o alívio da dor. Natália conta que não pensou duas vezes e resolveu tentar também. Atualmente, dos 12 remédios que utilizava, hoje só precisa da cannabis medicinal.
“A caixa de antidepressivo continua fechada. Os medicamentos para dor estão ali fechados, não tomo mais ansiolíticos. (…) Eu não tomo mais analgésico, pois não sinto mais como antes. Os níveis de dores que eu sinto hoje, elas são repelidas pelo que realmente elas deveriam ser”, concluí.
Consulte um médico
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Turma do STJ diz que salvo-conduto não depende de condições financeiras
Sofia Gascón conta como ingeriu THC por engano no Oscar
Padilha: Qual a posição do novo ministro sobre cannabis?
Ministro busca diálogo para destravar projeto de cannabis
Ministro rejeita recursos sobre a descriminalização da maconha
Novo chefe da agência de drogas dos EUA é contra a cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso