Tintura e óleo de cannabis: Qual a diferença?

Tintura e óleo de cannabis: Qual a diferença?

Sobre as colunas

As colunas publicadas na Cannalize não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem o propósito de estimular o debate sobre cannabis no Brasil e no mundo e de refletir sobre diversos pontos de vista sobre o tema.​

Na hora de começar um tratamento com a planta é necessário entender qual a melhor forma de administração. E a primeira coisa é saber que tinturas e óleos são coisas diferentes. 

Nos últimos anos, o uso medicinal da cannabis tem crescido no Brasil. Atualmente, mais de 300 pessoas têm autorização para cultivar e milhares possuem também uma licença para importação.

Contudo, conforme a medicina canábica se expande, também surgem algumas dúvidas sobre como utilizar a cannabis. 

O que a maioria das pessoas sabe, é que o uso via oral é o mais convencional entre pacientes. Mas você já ouviu falar das tinturas? E o mais importante, você sabe qual a diferença entre os dois?   

Imagem: iStock

Tintura x Óleo

Para fazer uma solução canábica líquida é importante utilizar algum tipo de solvente. Contudo, a cannabis é hidrofóbica, ou seja, é facilmente diluída em substâncias como gorduras, por exemplo, mas não é solúvel na água. 

Por isso, não há muita diferença entre as tinturas e os óleos, até os recipientes usados para armazenar o conteúdo são iguais. É no processo de fabricação que eles se diferenciam.

As tinturas eram o método medicinal mais comum antes da proibição da cannabis nos Estados Unidos em 1937. A sua principal característica é que após o processo de descarboxilação (processo de ativação dos canabinoides), a cannabis é diluída em álcool.

A sua concentração pode chegar até a 60% e um frasco pode durar até cinco anos. 

Já quando falamos sobre o óleo de cannabis, há algumas diferenças depois da ativação das moléculas. Como o próprio nome diz, a cannabis é dissolvida em algum tipo de óleo ao invés de álcool. 

Neste processo é utilizado azeite, óleo de coco e até o óleo das sementes da própria cannabis

Vantagens e desvantagens

Uma das vantagens das tinturas é que além do uso sublingual elas podem ser utilizadas na comida por um tempo maior que o óleo, além de uma maior diluição em algum preparo. No entanto, elas também possuem um sabor mais forte.

Ultimamente a indústria da cannabis tem feito algumas modificações para atrair os consumidores de ambas alternativas. Algumas empresas  já criaram, por exemplo, alguns sabores diferentes para o gosto amargo das tinturas. 

Outras, costumam vender alguns óleos com os canabinoides isolados, livre de outras substâncias da planta, como terpenos e flavonoides.

Consulte um profissional

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um profissional de saúde habilitado, que poderá te orientar de forma específica e indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar na marcação de uma consulta, dar suporte na compra do produto até no acompanhamento do tratamento. Clique aqui.

Tags:

Artigos relacionados

Relacionadas