• 25 de junho de 2022

Oregon: 1º estado dos EUA a descriminalizar todas as drogas

 Oregon: 1º estado dos EUA a descriminalizar todas as drogas

Os eleitores aprovaram que consumidores com pequenas quantidades paguem uma multa e participem de programa de recuperação para dependentes financiado pela receita da legalização da maconha.


Através de um esforço nacional para tornar mais leve aos consumidores, as leis sobre as drogas deram um passo na última terça-feira, quando os eleitores fizeram do estado de Oregon o primeiro estado a descriminalizar o porte de pequenas quantidades de drogas de rua como:

  • Cocaína: também conhecida por coca,  um alcalóide, estimulante, com efeitos anestésicos utilizada fundamentalmente como uma droga recreativa;
  • Heroína:  um opioide frequentemente utilizado como droga recreativa devido ao seu efeito eufórico;
  • Metanfetamina: é uma droga sintética (ilícita), ou seja, uma substância psicoativa de ação estimulante do Sistema Nervoso Central.

Enquanto isso, mais cinco estados legalizaram a maconha para o uso adulto.

Os mesmos eleitores do estado, que fica na Costa Oeste do país, entre a Califórnia e o Washington, também aprovaram a legalização do uso terapêutico de cogumelos psicodélicos (fungos alucinógenas, utilizados por diversos povos em suas atividades culturais, bem como drogas recreativas, especialmente por jovens urbanos).

Com essa iniciativa será permitido que as pessoas presas com pequenas quantidades de drogas não sejam condenadas. 

Ao invés disso, elas irão pagar uma multa e participar de um programa de recuperação para dependentes em centros que serão financiados pelas receitas da legalização da maconha.

Assim o Oregon se tornou o primeiro estado americano a descriminalizar as drogas.


As medidas antidrogas estavam entre as 120 propostas de leis estaduais que, estavam em votação em 32 estados.

Foram abordadas, uma série de questões que perturbaram a política nos últimos anos, questões essas que incluem:

  • Direito de voto;
  • Desigualdades raciais;
  • Aborto;
  • Impostos;
  • Educação;
  • Saúde pública.

Essa decisão pode mudar drasticamente a forma como o Sistema de Justiça do Estado trata as pessoas presas com quantidades para uso pessoal.

“A vitória de hoje é uma declaração histórica de que chegou a hora de parar de criminalizar as pessoas pelo uso de drogas”, disse Kassandra Frederique, diretora executiva da Drug Policy Alliance, que apoiou a medida.

A proposta foi assegurada pelo Partido Democrático do Oregon, e também por algumas enfermeiras e associações de médicos.

O Partido Republicano do Oregon denunciou a medida de descriminalização das drogas como radical e alguns promotores a chamaram de imprudente.

Quer saber mais sobre a legalização da cannabis em outros estados americanos? Clique aqui.

Referências

  • CBS News

Bruno Oliveira

Tradutor e produtor de conteúdo do site Cannalize, apaixonado por música, fotografia, esportes radicais e culturas.

Mais Notícias