×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Notícias

Condição do filho de Bel Kutner já é tratada como cannabis pelo SUS



14/05/2025


Em São Paulo, a esclerose tuberosa já faz parte da lista de condições tratadas com cannabis pelo SUS. No entanto, ainda não foi regulamentada no Rio, estado de Bel Kutner 

Condição do filho de Bel Kutner já é tratada pelo SUS com a cannabis

Foto: Reprodução

Ontem (13), a atriz brasileira Bel Kutner 54, publicou um vídeo em suas redes sociais pedindo apoio a uma petição para exigir a regulamentação das associações de cannabis medicinal.  

A mãe aparece ao lado do seu filho Davi 19, que sofre de autismo, epilepsia e Esclerose Tuberosa. Em outras entrevistas, a atriz conta como o estado do rapaz melhorou muito depois que ele passou a utilizar o CBD (canabidiol) como tratamento. 

À revista Quem, por exemplo, ela relatou que o filho sofre crises epilépticas resistentes aos remédios desde que era um bebê. “Foram muitos anos nessa luta. Só na adolescência que nós conseguimos controlar as crises com o auxílio do canabidiol, que entrou nas nossas vidas e fez uma diferença brutal”, disse.  

Apesar disso, a esclerose tuberosa já está entre as das doenças que podem ser tratadas com a cannabis pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Pelo menos em alguns estados.  

O que é a esclerose tuberosa?  

Você já deve ter ouvido falar que a cannabis medicinal ajuda no tratamento de epilepsia e autismo. Mas e quanto à esclerose tuberosa? Você sabe o que é essa condição? 

A esclerose tuberosa é uma doença genética caracterizada pelo crescimento anormal de tumores benignos em diferentes partes do corpo, como cérebro, coração, olhos, pulmões e pele.  

Embora benignos, esses tumores podem provocar uma série de distúrbios cognitivos — incluindo autismo e epilepsia — além de sintomas respiratórios e cardíacos. 

 A condição não tem cura, mas seus sintomas podem ser amenizados com tratamentos adequados, como o uso de medicamentos e acompanhamento neurológico. 

Segundo uma revisão de ensaios clínicos randomizados envolvendo pacientes com Esclerose Tuberosa, Síndrome de Dravet e de Lennox-Gastaut, a cannabis apresenta benefícios satisfatórios na redução das crises convulsivas. 

Tratamento já disponibilizado no SUS de alguns estados 

A condição, assim como a Síndrome de Dravet e de Lennox-Gastaut, é umas das principais doenças com mais evidências robustas sobre os benefícios do uso medicinal da cannabis. 

Por isso, foi incluída nos critérios de leis estaduais que regulamentam a distribuição de produtos à base de cannabis pelo SUS. Em São Paulo, por exemplo, uma lei em vigor desde 2024 já garante o acesso ao tratamento para diversos pacientes. 

Já no estado de Sergipe, a lei ainda abrange pacientes com TEA (Transtorno de Espectro Autista). Sendo assim, na prática, o filho de Bel Kutner já poderia fazer todos os tratamentos com a cannabis pelo sistema público, caso residisse no estado.  

Estados com leis aprovadas, mas ainda não implementadas 

Atualmente, 18 estados já aprovaram leis que autorizam a distribuição de produtos à base de cannabis pelo SUS. No entanto, a maioria ainda não colocou essas leis em prática. O Rio de Janeiro — estado onde vive Bel Kutner — é um exemplo. 

No mês passado, a Comissão do Cumpra-se, da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), realizou uma audiência pública cobrando a efetivação da lei, que foi sancionada ainda em 2023.  

Durante o encontro, o deputado estadual Carlos Minc (PSB), presidente da comissão, afirmou: 

 “A maior parte das pessoas nem sabe que essa lei existe. Nosso papel é divulgar e cobrar o cumprimento dela. Vamos à Justiça, se necessário.” 

Em nível federal, além do PL 399, que pretende estabelecer o cultivo e a indústria de cannabis no país, há outro projeto de lei que tramita no congresso. Trata-se da proposta 89 de 2023, que pretende regulamentar a cannabis no SUS em todo o Brasil. 

Consulte um médico    

É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.    

Por isso, caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de compra do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui. 

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.