O município do Rio de Janeiro aprovou uma lei sobre o tratamento com cannabis em 2022 e agora não está dando conta da procura
O município de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, está com uma fila de 586 pessoas esperando uma consulta inicial para a indicação do CBD (canabidiol). A demanda alta não era prevista pela secretaria de saúde.
Em 2022, a cidade aprovou uma lei sobre a distribuição de produtos à base de cannabis. Até o ano passado, mais de 150 pessoas já estavam fazendo o tratamento com os produtos distribuídos pela rede pública.
Mas parece que a demanda cresceu rapidamente. Agora, a Cidade do Aço enfrenta a necessidade de ampliar os investimentos na capacitação de profissionais de saúde, além de regular o acesso ao tratamento.
O aumento pode ter acontecido porque, ao contrário de muitos estados e municípios, os pacientes atendidos em Volta Redonda não são apenas pessoas com doenças que causam crises epilépticas raras.
Grandes estados como São Paulo, por exemplo, só aprovaram a cannabis no SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes com três doenças raras que causam convulsões: síndrome de Dravet, Lennox-Gastaut e Complexo Esclerose Tuberosa.
Enquanto isso, a cidade também atende pacientes com outras comorbidades, como Parkinson, Alzheimer, ansiedade, dores crônicas, distúrbios do sono e por aí vai.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Novas políticas do Meta não se estendem à cannabis
Mais acesso à cannabis reduz uso de ansiolíticos, diz estudo
Vereador propõe Frente Parlamentar de cannabis em Florianópolis
Janeiro Roxo: A cannabis pode ajudar na Hanseníase?
Santa Catarina sanciona lei sobre cannabis no SUS
Após vetar PL sobre cannabis, Londrina estuda uma nova proposta
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso