O projeto de lei aguarda sanção do governador. Caso aprovado, o estado torna-se o 17º a ter uma lei sobre o assunto
Santa Catarina aprova proposta sobre cannabis no SUS
Nesta quarta-feira (27) a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) aprovou um projeto de lei para a distribuição de produtos à base de cannabis no SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com o último anuário da Kaya Mind, Santa Catarina é o quarto estado com mais prescrições de cannabis medicinal no país. Prescrições que aumentaram. Neste ano, ainda houve um aumento considerável de 87% em relação ao ano passado.
Assim como em outros estados, a proposta pretende fornecer o tratamento para condições que possuem eficácia comprovada, além de incentivar a produção científica sobre os benefícios da planta.
O projeto foi apresentado ainda em 2021 pela deputada Paulinha (Podemos) e debatida durante três anos, até a versão final ser aprovada ontem pelos deputados.
Contudo, para virar lei, a proposta ainda precisa ser sancionada pelo governador Jorginho Mello (PL).
Hoje, o Rio de Janeiro, Piauí, Rondônia, São Paulo, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Acre, Amapá, Espírito Santo, Sergipe, Paraná e Mato Grosso do Sul e Espírito Santo já possuem uma lei que regulamenta a planta, seja para a distribuição da cannabis no SUS ou para a realização de pesquisas.
Já o Rio Grande do Norte aprovou o uso da cannabis medicinal, mas ainda não a distribuição na rede pública. Assim como Brasília e a Paraíba, que autorizaram apenas o incentivo a estudos com cannabis por universidades.
Outros estados como Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Amazonas tramitam propostas sobre a disponibilidade dos produtos na rede pública.
Em nível federal, além do PL 399, que pretende estabelecer o cultivo e a indústria de cannabis no país, há outro projeto de lei que tramita no congresso. Trata-se da proposta 89 de 2023, que pretende regulamentar a cannabis no SUS em todo o Brasil.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Lady Gaga volta ao Rio 8 anos após cancelar show por fibromialgia
Nova lei nos EUA pode facilitar adoção por pais que usam maconha
Pesquisadores anunciam novo canabinoide na cannabis
Brasil lidera produção científica sobre cannabis na América Latina
Reclassificação da cannabis avança com nova liderança nos EUA
Audiência pública na Alerj cobra cumprimento de lei
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso