Agora, os pacientes poderão pegar produtos feitos com cannabis direto nas unidades de saúde mediante a uma receita médica
Recentemente, o Espírito Santo ganhou uma nova lei sobre a cannabis. Agora, os pacientes da rede pública do estado poderão pegar gratuitamente produtos à base de cannabis pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A proposta do deputado estadual Bispo Alves (Republicanos) havia sido aprovada pela Ales (Assembleia Legislativa do Espírito Santos) em outubro, e tinha um prazo de quinze dias para a sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).
No entanto, o governador perdeu o prazo, o que fez o PL ser aprovado automaticamente. Agora, resta esperar o prazo de três meses para a nova lei entrar em vigor.
Como em várias outras leis espalhadas pelo país, os produtos distribuídos terão que seguir alguns padrões, como óleos industrializados e produzidos de acordo com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Estados como Piauí, Rondônia, São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Tocantins, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Acre e Paraná já possuem uma lei que regulamenta a planta, seja para a distribuição da cannabis no SUS ou para a realização de pesquisas.
Outros estados como Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Pará, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Amapá, Ceará, Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais tramitam propostas semelhantes.
Em nível federal, além do PL 399, que pretende estabelecer o cultivo e a indústria de cannabis no país, há outro projeto de lei que tramita no congresso. Trata-se da proposta 89 de 2023, que pretende regulamentar a cannabis no SUS em todo o Brasil.
No Brasil, a cannabis é aprovada apenas para fins medicinais e só pode ser comprada com receita. Atualmente, ela pode ser adquirida através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto. Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect . Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Facom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós doutoranda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Maioria dos brasileiros usam cannabis para dores crônicas
Painéis sobre o Sistema Endocanabinoide abrirão o CNABIS 2024
Paraná irá fornecer remédio de cannabis para esclerose múltipla
Justiça prepara mutirão para revisar prisões por maconha
Proposta sugere o uso de cannabis apreendida para estudos
Preciso de uma carteirinha de cannabis?
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso