De acordo com o novo anuário da Kaya Mind, o número de pessoas que utilizam a cannabis como tratamento cresceu exponencialmente, mas os pacientes ainda estão concentrados em grandes capitais
De acordo com um levantamento feito pela Kaya Mind,cerca de 430 mil pessoas fazem tratamentos com a cannabis no Brasil. O número é mais que o dobro do ano passado, quando a quantidade de pacientes não chegava a 200 mil.
Com informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), parece que a maioria prefere importar, com 219 mil pacientes optando por produtos de fora, obtidos por meio de empresas ou importadoras.
O número é seguido pelas associações, com 114 mil pacientes que obtêm os produtos por entidades que cultivam e extraem o óleo em várias cidades brasileiras.
O relatório também mostrou que a compra nas farmácias também cresceu. Atualmente, 97 mil pacientes procuram medicamentos à base de cannabis direto nas drogarias.
Embora o número de pacientes tenha crescido, a distribuição ainda é desigual. A pesquisa mostrou que há pacientes em todos os estados brasileiros, mas a maioria está concentrada em áreas próximas às grandes capitais e centros econômicos.
O levantamento ainda evidencia que, pelo menos, 66% das cidades brasileiras possuem pelo menos um paciente canábico, mas o número de prescritores é três vezes menor.
Para se ter uma ideia, o estado de São Paulo retem 39% dos médicos prescritores, enquanto o número é escasso em outros estados como o Tocantins (0,1%), Alagoas (0,2%), Roraima (0,2%) e o Acre, que não tem nenhum.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde achar um prescritor até o processo de importação do produto.
Só na Cannalize você poderá fazer uma triagem gratuitamente através da nossa parceira Cannect Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Remédios mais caros: Produtos de cannabis também aumentam?
Turma do STJ diz que salvo-conduto não depende de condições financeiras
Anvisa abre consulta pública sobre a regulamentação da cannabis
Abrario: União não pode mais restringir o cultivo da associação
Operação da PF deixa 900 pacientes sem cannabis medicinal
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso