Alguns estudos têm mostrado que dirigir sob o efeito de maconha pode causar problemas sérios. Por outro lado, a cannabis medicinal tem ajudado a prevenir acidentes, segundo uma nova pesquisa. Mas como isso acontece?
De acordo com um novo estudo conduzido por pesquisadores da Temple University e da University of Arkansas (EUA), os estados que legalizaram o uso medicinal da erva diminuíram a quantidade de vezes que as pessoas recorrem ao seguro automobilístico.
Publicado na revista Health Economics, a pesquisa mediu os possíveis efeitos da legalização da cannabis terapêutica na segurança rodoviária, através de análise de dados dos seguros nos Estados Unidos.
Com legislações que variam em cada estado, o país possui quase 40 estados onde o uso medicinal é legalizado, além de 18 que também autorizam o uso adulto.
De acordo com a análise dos dados, os cientistas perceberam que áreas com taxas altas de embriaguez ao volante tiveram uma redução notável depois da legalização do uso medicinal.
A suspeita é que as pessoas estão substituindo o álcool por cannabis.
“As seguradoras de automóveis cobrem 67% de todos os danos médicos e materiais causados por acidentes automobilísticos. Descobrimos que a legalização da cannabis medicinal leva a uma diminuição nas indenizações de seguro de automóveis em média de US $22 por apólice por ano”, concluiu a equipe.
Com menos pessoas dirigindo sob a influência da bebida, a economia das seguradoras chegou a um valor de US$500 milhões.
De acordo com outro estudo realizado na Universidade de Sidney, na Austrália, quem usa o Canabidiol (CBD) pode pegar o carro tranquilo, pois a substância não altera os sentidos na hora de dirigir, mesmo com altas doses por dia.
O estudo foi testado com até 1500mg de CBD, a maior dose diária possível. Ainda assim, não causou nenhuma alteração nas capacidades cognitivas das pessoas.
No entanto, quando falamos da substância que gera o famoso “barato” da maconha, as coisas mudam um pouco.
O Tetrahidrocanabinol (THC), elemento que gera a sensação de “barato”, faz com que o cérebro libere dopamina, o hormônio que dá a sensação de bem-estar.
Por outro lado, essa alteração no cérebro afeta também o equilíbrio, a coordenação motora, a postura e a noção do tempo por um certo período.
Em uma análise feita pela Highway Loss Data Institute mostrou que houve um aumento na taxa de acidentes ao volante de 5,2% em estados onde a erva foi legalizada.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso