Foto: Secom/GEA – Governo do Amapá
Nesta terça-feira (27), foi publicado no Diário Oficial do Amapá a aprovação do Projeto de Lei 0169, que torna obrigatório o fornecimento de produtos à base de CBD (canabidiol) pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A proposta do deputado Jack JK (Solidariedade) foi aprovada em uma votação simbólica na Assembleia Legislativa do estado. Agora segue para a sanção do atual governador Waldez Góes (PDT-AP).
Caso ele não aprove até o fim do seu mandato, ou seja, até o fim desta semana, a sanção ficará sob responsabilidade do governador eleito Clécio (Solidariedade).
Se entrar em vigor, a nova lei permitirá que os pacientes recorram ao sistema público de saúde para receber produtos à base de cannabis, que atualmente podem chegar a um valor de dois salários mínimos.
Ainda nesta semana(28), o governador do Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) sancionou um projeto de lei no estado sobre a produção de cannabis e o incentivo a pesquisas.
Além do Pernambuco, o Rio Grande do Norte, Alagoas, Mato Grosso e Paraná também já possuem uma lei que regulamenta a planta, seja a distribuição no SUS ou a aprovação para pesquisas.
Outros estados como Distrito Federal, São Paulo, Sergipe e Paraíba tramitam propostas semelhantes.
Em nível federal, há o Projeto de Lei 399, de 2015, que pretende regular tanto a comercialização de produtos medicinais e industriais derivados da planta quanto o cultivo em solo nacional para fins medicinais e industriais.
O PL havia sido aprovado por uma comissão especial da Câmara dos Deputados e já poderia ir para o Senado, mas voltou ao Plenário a pedido de parte dos deputados.
Atualmente, a proposta aguarda ser colocada em pauta pelo presidente da casa, Arthur Lira (Progressistas).
É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico que poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Justiça obriga Meta a devolver perfil da Associação Accura
Importadoras se juntam para defender a sua parte do mercado
Remédios mais caros: Produtos de cannabis também aumentam?
Turma do STJ diz que salvo-conduto não depende de condições financeiras
Anvisa abre consulta pública sobre a regulamentação da cannabis
Abrario: União não pode mais restringir o cultivo da associação
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso