Na última semana o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) divulgou que está contribuindo com o material técnico e jurídico para o Projeto de Lei 369/2021, que visa uma regularização no uso do fitofármaco em animais.
Eles argumentam que a proposta pode ampliar o tratamento de doenças neurológicas nos bichos, como a epilepsia.
O Conselho ainda acrescenta que está cumprindo o seu papel perante a Lei nº 5.517/1968, que é o de servir de órgão de consulta em todos os assuntos relativos, direta ou indiretamente, às profissões de médico-veterinário e zootecnista
“Nossa contribuição foi no sentido de orientar a redação, a fim de que a futura lei possa resguardar a saúde dos animais e dar segurança aos profissionais. A ideia é de que apenas médicos-veterinários inscritos regularmente nos CRMVs possam receitar a substância para cada paciente”, assinala o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.
No entanto, caso a proposta seja aprovada, a aplicação da lei não será assim tão simples. A orientação do CFMV é o de que as normas exigidas sejam as mesmas do uso adulto, até que seja aprovada uma legislação específica para o uso veterinário.
O Projeto de Lei do deputado federal Bacelar (Podemos – BA) foi apresentado ainda este mês e aguarda o despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.
Além da adoção de uma medicina veterinária canábica, o projeto ainda prevê a promoção de pesquisas, que visam descobrir ainda mais os efeitos da cannabis nos bichos.
A justificativa do deputado federal é a de que apesar da insegurança jurídica sobre o tema, a cannabis tem sido usada com bastante frequência por médicos veterinários no Brasil.
“Apesar do limbo jurídico – que não permite, mas também não veta – veterinários de todo o País já prescrevem na prática produtos como o óleo de Cannabis.” escreveu.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
TDAH e autismo: Quais as diferenças?
Como a cannabis está transformando o tratamento epilepsia refratária
CBN ou Zolpidem? Estudo compara a ação na insônia
Substância que imita a cannabis pode ser opção ao uso de opioides
Fevereiro laranja: A leucemia e o papel da cannabis no tratamento
Goiás disponibiliza R$730 mil para estudos com cannabis
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso