A pesquisa comparou o uso do Zolpidem ao composto produzido pela cannabis. Os resultados mostraram que o CBN é mais seguro, mais efetivo e possui poucos efeitos colaterais
CBN ou Zolpidem Estudo compara a ação na insônia
Um estudo publicado na revista Nature no final do ano passado, investigou o uso do CBN (canabinol) no tratamento da insônia.
A pesquisa comparou a substância ao zolpidem, um dos medicamentos mais usados para distúrbios do sono. Assim, os resultados sugerem que o CBN pode ser uma alternativa eficaz e segura.
Trata-se de um composto não psicoativo derivado da cannabis. Portanto, ele se forma quando o THC é exposto ao oxigênio ou à luz.
Em várias pesquisas, o CBN tem se tornado um dos canabinoides mais potentes para induzir o sono. Aqui, o estudo mostrou que o canabinol ajuda a reduzir o tempo para adormecer e melhora a qualidade do sono, especialmente o sono profundo.
O zolpidem é um dos remédios mais ventidos para tratar a insônia no Brasil. Para se ter uma ideia, só em 2022 a marca vendeu mais de 15 milhões de caixas do remédio. O remédio lidera o ranking de medicamentos tarja preta do país.
A sua popularidade está relacionada ao seu mecanismo rápido de ação, que acontece em minutos.
Por outro lado, o Zolpidem possui efeitos colaterais que merecem atenção. Entre eles estão sonolência diurna, dependência, perda de memória e comportamentos anormais durante o sono, como sonambulismo.
O estudo comparou o uso dos dois compostos para dormir não só em modelos animais, mas também humanos e chegou as seguintes conclusões:
O CBN ajudou os participantes a dormirem mais rápido e a terem um sono mais reparador. Enquanto o Zolpidem tende a produzir um sono mais superficial.
O composto da cannabis também foi mais tolerado e seguro. Não causou sonolência excessiva ou comportamentos estranhos durante o sono. Também não produziu efeitos colaterais graves.
Consulte um médico
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Receita azul e amarela online: Como isso afeta a cannabis?
Estudo revela como os canabinoides viajam pelo cérebro
Caules de cannabis podem ser anti-inflamatórios, diz estudo
CBD reduziu dores crônicas em 98% dos casos, diz estudo
TDAH e autismo: Quais as diferenças?
Como a cannabis está transformando o tratamento epilepsia refratária
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso