O composto desenvolvido em laboratório, possui as propriedades analgésicas da cannabis sem os efeitos psicoativos e pode ser uma alternativa ao uso de opioides
Substância que imita a cannabis pode ser opção ao uso de opioides
Em uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Washington e de Stanford, nos Estados Unidos, os pesquisadores desenvolveram uma substância sintética que imita a cannabis. A ideia é substituir o uso de opioides para o tratamento de dores crônicas.
Publicada recentemente na revista Nature, o estudo desenvolveu uma molécula sintética que possui propriedades analgésicas semelhantes à planta, mas sem os efeitos alucinógenos do THC (tetrahidrocanabinol).
Desenvolvida pela professora e especialista em anestesiologia na Universidade de Washington,Susruta Majumdar, a descoberta pode ajudar a substituir o uso de opioides. Apesar de eficaz, a classe de medicamentos têm criado uma crise de dependência grande nos Estados Unidos.
“Há uma necessidade urgente de desenvolver tratamentos não viciantes para a dor crônica, e esse tem sido o foco principal do meu laboratório nos últimos 15 anos”. Justificou.
Assim como a cannabis, a substância se liga a receptores do corpo. Contudo, não atinge o cérebro, o humor e nem os sistemas de recompensa do organismo, o que evita o risco de vício.
Semelhante ao THC, a molécula também se conecta ao receptor CB1 que ajuda no alívio da dor. A modelagem computacional feita pelos pesquisadores revelou um “bolso oculto” no receptor, que pode ser utilizado para a ligação da nova molécula.
Testes em camundongos demonstraram que o composto sintético foi capaz de eliminar a hipersensibilidade ao toque .Os animais também não desenvolveram tolerância ao tratamento, mesmo após o uso contínuo por dias sem sintomas de abstinência.
Agora, o próximo passo é um teste clínico.
É possível comprar cannabis no Brasil, mas apenas para fins medicinais e com receita. Você pode adquirir através de importações, nas farmácias e até por associações de pacientes.
Caso precise de ajuda, disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas. Além de auxiliar desde a achar um prescritor até o processo de importação do produto através da nossa parceira Cannect. Clique aqui.
Tainara Cavalcante
Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduada na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.
Inscreva-se grátis na nossa Newsletter!
Receita azul e amarela online: Como isso afeta a cannabis?
Estudo revela como os canabinoides viajam pelo cérebro
Caules de cannabis podem ser anti-inflamatórios, diz estudo
CBD reduziu dores crônicas em 98% dos casos, diz estudo
10 anos do projeto de lei 399/15 sobre cannabis: O que mudou?
Assembleia derruba veto e garante canabidiol em Roraima
Copyright 2019/2023 Cannalize – Todos os direitos reservados
Solicitação de remoção de imagem
Termos e Condições de Uso