×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannabis na Mídia

Veto derrubado: cannabis medicinal é aprovada na Paraíba



02/06/2021


Com a maioria dos votos, a Assembleia Legislativa do estado derrubou o veto do governador e aprovou uma política de incentivo sobre cannabis medicinal

Junho estreou com uma vitória para os defensores da cannabis na Paraíba. No primeiro dia do mês, a Assembleia Legislativa do estado (ALPB)  derrubou o veto do governador sobre um projeto de lei que incentiva pesquisas com a cannabis.

Durante uma sessão extraordinária realizada de forma virtual, o  Projeto de Lei 1920/2020 voltou aos debates da Assembleia e foi aprovado com a maioria dos votos.

A proposta visa não só a promoção de estudos com a planta no estado, como também a difusão de informações sobre tratamentos à base de cannabis para pacientes.

Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Ela já tinha sido aprovada em abril por unanimidade no plenário, sem contar que também foi aprovada pela Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia antes de seguir para votação.

Agora, só restava a sanção do governador da Paraíba,  João Azevêdo (Cidadania) para virar lei. Mas foi vetado. 

Campanha para derrubar o veto

Assim que a notícia do veto se espalhou, vários defensores da cannabis usaram as redes sociais para protestar contra a decisão do governador do estado. 

O movimento começou pela Liga Canábica, associação da Paraíba que ajuda pacientes e também virou pauta da Abrace Esperança, única entidade autorizada a plantar cannabis não só do estado, mas do país. 

A Liga Canábica criou até um site chamado Minha Jampa, que influenciava as pessoas a pressionarem os políticos por meio de cartas ao e-mail dos deputados. 

Segundo a associação, os argumentos apresentados pelo governador não se justificam. João Azevedo chegou a elogiar a PL, mas alegou é inconstitucional. 

Contudo, defensores da proposta alegam que o projeto de lei trata de ações locais inseridas em políticas públicas que já existem.

De volta ao plenário

Durante a sessão extraordinária desta terça-feira (1), a  proposta da deputada Estela Bezerra voltou aos debates e contou com a participação de 35 dos 36 deputados da casa, onde 30 deles votaram pela derrubada do veto.

O voto da maioria foi influenciado pelo depoimento da Dra Paula (Progressistas), que no início da sessão explicou a importância de um projeto como esse. 

Muitos deputados disseram esclarecidos com a fala da deputada e que os ajudou a tomar uma posição sobre o assunto.

Tags

Tainara Cavalcante

Jornalista pela Fapcom (Faculdade Paulus de Comunicação) e pós graduanda na FAAP (Fundação Armando Alves Penteado) em Jornalismo Digital, atua como produtora de conteúdo no Cannalize, Dr. Cannabis e Cannect. Amante de literatura, fotografia e conteúdo de qualidade.