×
Notícias sobre Cannabis Medicinal e muito mais

Cannect-> Terapia Canabinoide

Quais são as funções dos terpenos na cannabis?



05/11/2023


Quais são as funções dos terpenos na cannabis?

Quais são as funções dos terpenos na cannabis?
Foto: Freepik

Terpenos são substâncias presentes em todas as plantas e vegetais, e a depender da planta, podem ser elementos fundamentais para o ecossistema: incluindo meio ambiente, biodiversidade e até mesmo saúde. Em linhas gerais, os terpenos são responsáveis pelo odor específico de cada espécie. 

Os chamados terpenos canábicos são capazes de modular o efeito dos fitocanabinoides, ou seja, aumentam a interação entre todos eles. Hoje sabe-se que a cannabis tem mais de 500 componentes, destes, cerca de 100 são terpenos. 

Os benefícios dessa modulação são diversos. O canabidiol (CBD), que é o componente mais conhecido da cannabis medicinal, pode ter seus efeitos intensificados devido à presença dos terpenos. Estes são responsáveis por unir os demais fitocanabinoides e estender suas propriedades.

Assim, além de influenciarem no efeito entourage, que é alcançado com a ação de todas as substâncias da cannabis, estimulam a ação terapêutica da planta. Conheça mais sobre este efeito no vídeo abaixo.

Continue a leitura para conhecer mais sobre os terpenos. 

O que são terpenos?

Como explicado acima, os terpenos são responsáveis pelo aroma ou odor das plantas. O odor cítrico, floral ou doce de algumas espécies são exalados por essas substâncias, que fazem o mesmo papel com a cannabis.

Os terpenos são produzidos nos tricomas, que são glândulas microscópicas presentes na superfície das plantas, como em folhas ou flores. Na composição da cannabis, os tricomas das flores são responsáveis por gerar todas as substâncias, incluindo fitocanabinoides e terpenos.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis (Abicann), os terpenos funcionam como um metabólico secundário dos vegetais e é possível adicioná-los a outros produtos, como alimentos, bebidas e condimentos. Por outro lado, estes não geram efeitos psicoativos, como é o caso do tetrahidrocanabinol (THC) em altas quantidades.

Extração

A destilação a vapor é uma das formas mais comuns de extrair os terpenos das plantas. Neste processo as substâncias são vaporizadas, e em seguida, transformadas em óleos. Utilizar solventes e a água também são formas de misturar os terpenos em um extrato.

Exemplos de terpenos da cannabis

Existem diferentes tipos de componentes que podem ser considerados terpenos. Porém, vamos citar alguns exemplos presentes em maior abundância na cannabis. 

Mirceno

Trata-se do terpeno mais presente na planta cannabis, podendo estar presente em até 60% da concentração do óleo. Essa variedade também é encontrada em outras plantas, como no lúpulo e no manjericão, e possui propriedades analgésicas, antibióticas e anti-inflamatórias. Dessa forma, é uma substância aproveitada pelas indústrias químicas e alimentícias. 

Terpinoleno 

A molécula produz o odor amadeirado de algumas espécies de cannabis, e também é encontrada em alguns pinheiros e no alecrim, por exemplo. O terpinoleno também possui ação anti-inflamatória e pode ajudar no combate a vírus e bactérias. 

Geraniol

Encontrado em algumas espécies de flores, frutas e também na cannabis, o geraniol está presente no cheiro característico da cannabis e em outras fragrâncias. Além disso, alguns profissionais de saúde utilizam a substância para tratar úlceras gástricas e retardar o crescimento de bactérias. 

Como os terpenos agem no tratamento?

As diferentes moléculas terpênicas podem produzir efeitos bactericidas e analgésicos, por exemplo, mas também podem estimular a ação medicinal dos fitocanabinoides. Quando associado ao tratamento com cannabis, geralmente eles estão presentes em produtos que tenham CBD.

Evidências científicas estão apontando que os terpenos podem aumentar a durabilidade dos produtos à base de cannabis. Uma das explicações para isso ocorrer está nas propriedades naturais destes componentes, as quais conseguem conduzir o efeito entourage sem que os fitocanabinoides percam o poder de ação. 

Em 2020, uma pesquisadora de Los Angeles, nos Estados Unidos, tentou entender se os terpenos canábicos podem ajudar na diminuição das dores crônicas, e assim reduzir o consumo de opioides. Os resultados iniciais apontam que quando combinados ao fitocanabinoides, esses componentes podem ajudar na diminuição da dor. 

Outro estudo, dessa vez da Universidade do Arizona também apontou que os terpenos podem ser uma boa alternativa para redução da dor. 

Cabe destacar que os terpenos ainda não são tão conhecidos quanto os fitocanabinoides, em especial o CBD e o THC. Sendo assim, suas complexidades medicinais carecem de pesquisas. 

Contudo, os produtos à base de cannabis disponíveis para compra em farmácias ou importação possuem diferentes terpenos em suas formulações. 

Tais dados podem ser encontrados no Certificado de Análise (ou COA)

Comece seu tratamento! 

O primeiro passo para começar um tratamento com cannabis é agendar uma consulta com um profissional de saúde. Este será responsável pelo diagnóstico clínico, assim como entender a viabilidade do tratamento e se a cannabis pode ser uma boa opção para você.

A prescrição se faz necessária para adquirir produtos desse tipo e deve seguir todos os passos da Anvisa. 

Tanto agendar uma consulta quanto adquirir produtos à base de canabinoides são ações que podem ser feitas na Cannect, o maior ecossistema de cannabis medicinal da América Latina. 

Nosso objetivo é democratizar o acesso ao tratamento e tornar a terapêutica mais acessível para cada vez mais pacientes, conectando-os a profissionais de saúde de diversas especialidades.

Conheça nossas condições especiais para agendar sua consulta! 

Tags

Andrei Semensato

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Produz conteúdos sobre Política, Saúde e Ciência. Também possui textos publicados nos blogs da Cannect e Dr. Cannabis.